Alessandro Zanardi volta às pistas na etapa italiana do DTM

Falar em Alessandro Zanardi não é apenas citar um dos mais espetaculares pilotos das últimas décadas mas, principalmente, um exemplo de vida. O piloto de Bolonha perdeu as duas pernas em um acidente gravíssimo na etapa de Lausitzring da Fórmula Indy, em 2001 e o que poderia ser encarado como o fim da linha se tornou na verdade o ponto de partida para uma nova carreira, ainda mais impressionante. Ajudado pelas próteses, pela força de vontade e por muito trabalho, ele se tornou bicampeão paralímpico no ciclismo, venceu várias maratonas, isso sem deixar a paixão antiga de lado. Com máquinas adaptadas, ele chegou inclusive a vencer corridas no WTCC, o Mundial de Turismo FIA, na década passada, e a participar de provas de GT como as 24h de Spa-Francorchamps.

Aos 51 anos, Zanardi segue com o espírito competitivo em alta e pretende disputar as 24h de Daytona de 2019, a bordo de uma BMW M8 GTE, modificada para permitir a direção tanto do italiano, que não pode usar os membros inferiores, quanto dos pilotos que se valem dos comandos habituais. Antes, no entanto, ele será atração na etapa de Misano Adriatico do DTM, nos dias 25 e 26 de agosto, a bordo de uma M4 DTM.

A participação foi autorizada por Audi e Mercedes, concorrentes da casa bávara no Alemão de Turismo, e festejada pela ITR, organizadora da competição e comandada por ninguém menos que Gerhard Berger. Todos conscientes de que Zanardi não alinhará para fazer simples figuração.

“Alex não encara uma missão pela metade, ele se dedica com extremo profissionalismo e ambição, e com certeza vai buscar um ótimo resultado diante de seus compatriotas. Ele inspira a todos não só por suas performances impressionantes como atleta, mas como exemplo de vida, otimismo e humanidade. Ele é mais do que bem-vindo”, comentou Berger. Zanardi, que havia testado um carro do DTM em 2012, não vê a hora de encarar mais um desafio e realizar um sonho. “Sempre sonhei em correr ao menos uma vez na categoria, é o que há de mais avançado e profissional entre as categorias de turismo. Ao mesmo tempo, vou encarar a experiência com grande respeito, consciente de que será uma das mais difíceis da minha carreira”. Como se diz na terra natal dele, “in bocca al lupo”…

Você também pode gostar
Mostrar comentários (1)

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais