O avanço das obras do Autódromo Potenza

O Racemotor mostrou, em julho do ano passado, com exclusividade, o projeto e a primeira parte das obras de construção do mais novo autódromo do Brasil, o Potenza, em Lima Duarte, na Zona da Mata mineira, a pouco mais de 200 quilômetros de distância do Rio de Janeiro, o que pode trazer uma alternativa ao moribundo automobilismo carioca além da pista de Campos dos Goytacazes.

Pois eis que os trabalhos continuam no local, com alguma mudança de prazos em relação à previsão inicial – vale lembrar que se trata de investimento 100% privado, e que fatores como o volume das chuvas interferem na parte mais complicada, de terraplenagem e colocação das camadas asfálticas.

Responsável pela supervisão do trabalho, Jhonny Bonilla, ex-diretor de Autódromos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e com experiência na homologação de vários traçados, explica que, no momento, estão sendo feitos os últimos ajustes na terraplenagem do traçado e das áreas anexas. Concluída esta fase, será iniciada então a colocação do asfalto, que exige um período de cura de pelo menos seis meses, além da montagem das zebras.

Paralelamente, começará também a montagem das estruturas de segurança (muretas, definição dos locais com barreiras de pneus e montagem segundo as normas FIA). O empreendimento trabalha com o primeiro semestre de 2020 para a inauguração e as primeiras atividades. O traçado, sinuoso, terá 3.600m de extensão, com duas grandes retas, adaptando-se a um terreno entre montanhas.

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