Vitória e título de Alonso em Le Mans. Três brasileiros vão ao alto do pódio

Que a festa seria da Toyota ao fim das 24h de Le Mans era algo certo. Mas o trio que acabou conquistando a edição 2019 da maratona, que fechou a temporada 2018/2019 do Mundial de Endurance (FIA), não foi o que esteve mais tempo à frente. Fosse por merecimento e o #7 de José Maria López/Kamui Kobayashi/Mike Conway teria recebido a bandeirada na frente. Mas um erro de gestão da equipe japonesa na última hora da prova acabou entregando o triunfo para o #8 de Fernando Alonso/Sebastien Buemi/Kazuki Nakajima, com o espanhol somando mais um título ao currículo, assim como os companheiros.

Para o Brasil, a grande notícia foi a tríplice vitória nas demais categorias, um resultado inédito para o automobilismo verde e amarelo. Daniel Serra somou mais um Rolex ao pulso conquistando a primeira posição na GTE Pro com a Ferrari 488 GTE #51 da AF Corse, ao lado de James Calado e Alessandro Pierguidi. Um resultado conquistado na base da força do trio, que não contava com o carro mais rápido da categoria diante do Balance of Performance (BoP).

André Negrão não só venceu pelo segundo ano consecutivo na LMP2 com o Alpine (Oreca)-Gibson #36 (sexta posição no geral) como, ao lado de Nicolas Lapierre e Pierre Thiriet, tornou-se campeão mundial na categoria. E Felipe Fraga, a bordo do Ford GT #85 da Keating Motorsports, fez a festa na GTE Am, ao lado do gentleman driver norte-americano Ben Keating e do holandês Jeroen Bleekemolen. Na mesma categoria, Rodrigo Baptista ficou com terceiro com a Ferrari 488 #84 da JMW Motorsport, que dividiu com Jeff Segal e Wei Lu.

A edição deste ano da clássica francesa foi marcada por um ritmo fortíssimo, com poucas neutralizações e tempo bom na grande parte das duas voltas do relógio. Se não eram tão mais rápidos em termos de voltas, os dois Toyotas fizeram valer a maior autonomia para abrir dos LMP1 restantes – o vencedor parou cinco vezes a menos do que o BR1 AER de Stoffel Vandoorne/Vitaly Petrov/Mikhail Aleshin, bom terceiro colocado. O Rebellion R13 #1 de Bruno Senna acabou recebendo a bandeirada em quarto.

A corrida acabou definida quando a telemetria apontou a perda de pressão em um dos pneus do #7, com “Pechito” López ao comando. Na tentativa de provocar a menor perda de tempo possível, os japoneses optaram por trocar apenas a roda ‘suspeita’, quando na verdade outra apresentava problemas. O argentino ainda deu show nos minutos finais, reduzindo a apenas 16 segundos a diferença.

Mundial de Endurance (FIA WEC)

Superseason 2018/2019

24h de Le Mans 2019

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