Fim da hegemonia francesa no WRC. Ott Tanak conquista o título na Espanha

Ele precisava apenas administrar a posição conquistada na véspera, mas fez mais. Se iniciou o domingo no Rally da Catalunha em terceiro, Ott Tanak superou o piloto da casa Dani Sordo (Hyundai i20/HWRT) e venceu a power stage de La Mussara 2 para não deixar dúvidas.

Ao lado do navegador Martin Jarveoja, o estoniano garantiu o título mundial de rally (WRC) antecipado, mesmo com a vitória de Thierry Neuville/Nicholas Gilsoul (Hyundai i20/HWRT). Mais do que isso, a dupla da Toyota Gazoo Racing encerrou uma sequência de 15 títulos consecutivos dos pilotos franceses. Foram nove conquistas do ‘extraterrestre’ Sebastien Loeb, seguidas pelas seis de Sebastien Ogier.

“Me sinto muito bem. É até difícil definir a pressão que estava sentindo no fim de semana, algo de outro mundo. Estar tão próximo daquilo que era o sonho da minha vida. E quanto mais, maior a tensão. Eu não queria correr riscos, mas ontem, numa conversa com minha mãe, ela me disse ‘se você quer muito algo, faça acontecer’. E eu fiz”, comemorou o piloto de 32 anos. A bordo do Yaris WRC, ele e Jarveoja venceram os rallies da Suécia, Chile, Portugal, Finlândia, Alemanha e Gales (Grã-Bretanha). Pisos e desafios diferentes que mostram o crescimento e a confiança da dupla.

A conquista rendeu até tweet da presidente da Estônia, Kersti Kaljulaid, que deixou de lado o tom formal para postar uma montagem em que segura o carro dos compatriotas. Ela lembra que Ott é o primeiro campeão mundial que não se chama Sebastien desde 2004.

Com a vitória de Neuville, o terceiro lugar de Sordo e o quarto de Loeb, o Hyundai World Rally Team ampliou a liderança entre os Construtores para 18 pontos em relação à Toyota Gazoo Racing. A definição ocorrerá na Austrália, de 14 a 17 de novembro

Rally Racc Catalunya

Mundial de Rally (WRC): 13ª etapa

Curtiu? Então siga o Racemotor nas redes sociais:
Facebook
Twitter

Instagram

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais