Mais uma vez, Endurance Brasil em Curitiba é de Queirolo/Muffato

Duas provas em Curitiba e duas vitórias, David Muffato e Pedro Queirolo certamente vão guardar boas lembranças do autódromo da capital paranaense no Império Endurance Brasil. Se já haviam dominado a segunda etapa do campeonato, em setembro, levaram também a quinta, disputada neste sábado (28). Numa pista conhecida pelas ondulações e por exigir do equipamento, conseguiram escapar dos problemas mecânicos que tiraram outros protótipos P1 da disputa e levaram o AJR #113 de novo ao alto do pódio, ao fim das quatro horas de corrida.

Vários dos candidatos ao pódio nas diversas categorias ficaram pelo caminho – o primeiro deles o protótipo Ginetta G58 de Wagner e Fábio Ebrahim, após um toque na barreira de proteção provocado por uma quebra na parte traseira. A mecânica também tirou da disputa o AJR #65, dos atuais campeões brasileiros Nilson e José Ribeiro. Obrigados a largar em último por não terem participado da qualificação, chegaram à liderança na primeira hora.

Com uma hora e meia de corrida, foi a vez do AJR #444 (Vicente Orige/Gustavo Kirylla/Lucas Kohl) abandonar, após toque na Ginetta GT4L de Esio Vichiese/Aline Cipriani/Stuart Turvey. Um acidente também deu fim à prova do AJR #11, pole com Emilio Padron/Victor Genz. O que abriu espaço para os carros da GT3 subirem na classificação geral. A liderança da categoria era do Porsche GT3R #55 de Ricardo Maurício/Beto Gresse, mas a equipe Stuttgart o mandou de volta à pista com a saída dos boxes fechada. Diante da inevitável punição, o time optou por recolher o carro na 141ª volta.

Melhor então para a Mercedes-AMG GT3 #9 de Xandy/Xandinho Negrão/Andreas Mattheis, que havia vencido na geral em Curitiba. Henrique Assunção/Felipe Tozzo/Carlos Kray/Fernando Fortes conseguiram se recuperar dos contratempos iniciais para completar a prova em terceiro. À frente da Aston Martin Vantage V12 #63 de Júlio Campos/Sérgio Ribas/Guilherme Ribas (vencedora na GT3L), e da Ferrari 458 GT3 de Marçal Müller/Tom Filho/Ricardo Mendes.

Feito inédito

Nas demais categorias, vários feitos inéditos marcaram a prova. A bordo do MRX #75, ao lado de Fernando Fortes e Fernando Ohashi, Bruna Tomaselli se tornou a primeira piloto a vencer uma categoria no campeonato – levaram a P3, superando nos últimos minutos o MRX #72, de Carlos e Yuri Antunes.

Vitória inédita também na GT4, com Cássio Homem de Mello/André Moraes, a bordo da Mercedes-AMG #21. Chico Horta/William Freire (Ginetta G55 #0) levaram na GT4L. Os campeões de 2020 serão conhecidos em 19 de dezembro – a final está marcada para Santa Cruz do Sul mas, devido à pandemia, pode ser transferida para Interlagos.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais