O adeus a John Paul Jr., vencedor na IMSA e na Indy

Morreu nesta quarta-feira aos 60 anos John Paul Jr., destaque nas pistas norte-americanas na décadas de 1980 e 1990. Ele sofria da Doença de Huntington, uma disfunção genética que destrói as células nervosas, a mesma que vitimou sua mãe e irmã.

Em 1982, ele se tornou o mais jovem campeão da principal categoria da IMSA (então a GTP), com 22 anos. Venceu corridas na Indy e, mais recentemente, na Indy Racing League (dominou a etapa do Texas na temporada 1998). Conquistou duas vezes as 24h de Daytona (1982 e 1997) e uma as 12h de Sebring (1982). E foi ainda segundo colocado nas 24h de Le Mans de 1984, dividindo um Porsche 956 com Jean Rondeau.

A carreira poderia ter sido ainda mais vitoriosa se não tivesse se envolvido nas atividades de receptação e tráfico de drogas do pai, o também piloto John Paul Sr. O filho foi obrigado a cumprir dois anos e meio de pena – se negou a testemunhar contra John Sr. Contas com a justiça pagas, voltou a se destacar nas provas de endurance e monopostos, até manifestar os primeiros sinais da doença que o levou.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais