Dakar chega ao último dia com disputa aberta nas motos

Hora de conhecer os campeões das diversas categorias do Rally Dakar. Com 200 quilômetros cronometrados, a última das 12 etapas, de Yanbu a Jeddah, está longe de ser uma formalidade, já que dunas e areia prometem dar trabalho aos competidores. Como deram trabalho nesta quinta-feira (14), ao longo do penúltimo estágio da prova. A remoção de 50 quilômetros da especial entre AlUla e Yanbu tirou dela a condição de mais longa desta edição, mas não o nível de exigência do percurso. Que, mais uma vez, colocou à prova a capacidade de navegação e, especialmente no caso das motos, exigiu atenção ao consumo de combustível.

Justamente nas duas rodas o Dakar chega ao último dia com a disputa em aberto. O britânico Sam Sunderland (KTM 450 Rally) foi o mais rápido do dia e, com a diferença descontada do argentino Kevin Benavides (Honda CRF 450 Rally) – 6min24 -, chega à última etapa a 4min12 do líder. Na teoria, uma vantagem ainda razoável, mas que não permite qualquer erro ou problema mecânico. A 7min13 de Benavides, seu companheiro de equipe Ricky Brabec corre por fora. O norte-americano, atual campeão, deve adotar uma postura de escudeiro para garantir que a Honda fique com a vitória final pelo segundo ano seguido. Destaque para o estreante australiano Daniel Sanders (KTM) que tem tudo para confirmar a quarta posição final.

Carros

Nos carros, a sexta-feira muito provavelmente marcará um novo recorde. Com 15min05 de vantagem na classificação geral, Stephane Peterhansel (Buggy Mini JCW) está a um passo de ampliar para 14 o número de títulos do Dakar – será o primeiro ao lado do navegador Edouard Boulanger. Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Toyota Hilux) ainda não jogaram a toalha. Tanto que foram os mais rápidos no penúltimo estágio, seguidos pelos franceses e por Carlos Sainz/Lucas Cruz (Buggy Mini JCW).

As duas duplas brasileiras também superaram a etapa que levou o Dakar a Yanbu. Marcelo Gastaldi/Lourival Roldan (Buggy Century CR6) ficaram com o 24º tempo, três posições à frente de Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (Mini All4/X-Raid), que tiveram o desempenho prejudicado por dois furos de pneus. Guiga é o 17º na prova, enquanto Gastaldi, devido ao tempo perdido na oitava etapa, o 27º.

UTV

Nos UTVs, destaque para mais uma vitória de etapa do chileno Francisco ‘Chaleco’ López e seu Can-Am Maverick na T4. Resultado que o fez ampliar a vantagem em relação a Austin Jones/Gustavo Gugelmin (Can-Am Maverick X3/Monster Energy Can-Am) na geral. A dupla do brasileiro foi a quarta mais rápida do dia, logo à frente dos companheiros de equipe Reinaldo Varela/Maykel Justo, que ocupam a quinta posição na prova.

Na T3, os checos Josef Machacek/Pavel Vyoral (Buggyra Can-Am) têm administrado a confortável vantagem acumulada. A vitória da etapa ficou com Seth Quintero/Dennis Zenz (Overdrive OT3).

Caminhões

Mantidas as posições atuais nos caminhões, a russa Kamaz fará o 1-2-3 na classificação final. Nesta quinta, o mais rápido foi o de Anton Shibalov, vice-líder geral, atrás do companheiro de equipe Dmitry Sotnikov. Airat Mardeev segue na terceira posição.

Rally Dakar 2021

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais