R.I.P Autódromo de Deodoro. Prefeitura do Rio propõe reserva ambiental na área

A Prefeitura do Rio jogou hoje a pá de cal nos planos de construção de um autódromo em Deodoro para receber a Fórmula 1 e o Mundial de MotoGP (este com pré-contrato assinado para 2022). Por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi encaminhado ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA-RJ) pedido de arquivamento da licença prévia para a construção do empreendimento.

O ofício encaminhado pelo secretário municipal Eduardo Cavaliere pede que o órgão estadual não autorize o EIA/RIMA definitivo – estudo que determina o impacto ambiental para a região e libera as obras. O documento destaca que o Ministério Público Estadual recomendou o arquivamento do projeto por se tratar de área de proteção ambiental (Floresta do Camboatá).

Além disso, a Prefeitura apresentará novo projeto para a criação de uma unidade de conservação no local, impedindo qualquer outro tipo de uso do terreno. Em suas redes sociais, o prefeito Eduardo Paes (DEM) lembrou que se trata de um compromisso de campanha.

Projeto

Com projeto do alemão Hermann Tilke e traçado de 5.300m, o Autódromo de Deodoro custaria cerca de R$ 850 milhões. Num determinado momento, houve planos de que a pista estivesse pronta já para receber a F-1 este ano (o contrato anterior com Interlagos se encerrou ano passado). Além dos entraves burocráticos e ambientais, no entanto, não houve qualquer sinal concreto de que a iniciativa sairia do papel.

O Racemotor busca um posicionamento do consórcio Rio Motorsports, à frente do projeto. Ambientalistas e críticos à iniciativa lembram que haveria outras áreas capazes de receber o empreendimento sem provocar o mesmo impacto ambiental.

Não há, no entanto, nenhum estudo de um novo local, ao menos por enquanto. A capital fluminense está sem um autódromo desde 2012, quando Jacarepaguá foi totalmente destruído para dar lugar ao Parque Olímpico dos Jogos de 2016. A mesma área é apontada como possível sede de uma etapa do Mundial de Fórmula E a partir de 2022 – as gestões têm sido feitas por um grupo comandado por Nelsinho Piquet.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais