Aproximar crianças em situação de vulnerabilidade social do esporte pelo kart. Foi a ideia nascida com um dos representantes brasileiros no Mundial ABB FIA da Fórmula E que se tornou realidade nesta segunda-feira. O Instituto Sérgio Sette Câmara lançou o projeto Automobilismo Educacional que terá por base o Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano. Um grupo de 40 meninos e meninas entre 11 e 14 anos da rede municipal de ensino da cidade terá contato com a pista por meio de aulas práticas e teóricas ao longo de 12 meses.
Mais do que formar campeões – sempre uma possibilidade –, a ideia é complementar as atividades escolares dos participantes, fornecer apoio psicossocial e oferecer uma prática saudável que, sem o projeto, seria inacessível. Todos os escolhidos têm as famílias incluídas no Programa Bolsa Família, do Governo Federal. E os recursos para o projeto foram captados através da Lei de Incentivo ao Esporte.
Serão duas aulas semanais – o grupo de 11 e 12 anos vai andar nos karts cadete, enquanto os maiores aprenderão nos indoor quatro tempos (13cv). No evento de lançamento, uma parte deles teve a chance de dividir a pista com Serginho.
“É especial estar aqui iniciando esse projeto no kartódromo em que eu comecei e sonhava ser um piloto profissional. O sonho agora é de passar essa oportunidade para essas 40 crianças, de alguma forma a gente vai mudar a vida delas. Não é só trazer as crianças para andar de kart, vai haver um acompanhamento dos estudos. Já temos os recursos para três anos, mas a gente quer que o projeto seja perene”, reforçou o piloto da Dragon Penske Autosport na F-E.
Siga o Racemotor no: