Pirelli terá toda a gama de novos pneus nos testes de Abu Dhabi

Equipes e pilotos do Mundial de F-1 seguem em Abu Dhabi para os dois dias de testes (14 e 15) que fecharão o ano. Uma atividade de grande importância para a próxima temporada, já que será a primeira ocasião em que todos os times andarão ao mesmo tempo com as versões finais dos novos pneus aro 18. A Pirelli, fornecedora da categoria, leva para Yas Marina os cinco compostos de sua gama (C1 ao C5) em especificações muito próximas das definitivas. É justamente a avaliação de pista que pode provocar alguma mudança até a pré-temporada 2022 – até agora todo o trabalho foi feito com protótipos.

A expectativa é de que as equipes busquem, de alguma forma, simular com os carros atuais os níveis aerodinâmicos da nova geração de máquinas, para ter as primeiras referências de desgaste e durabilidade. O principal desafio da Pirelli foi projetar os novos pneus sem poder testá-los nas reais condições de uso, já que a mudança aerodinâmica será radical para o ano que vem. Desde o fim de 2019 a fabricante iniciou um programa de testes que envolveu todos os times (foi interrompido ano passado a partir da pandemia, mas retomado em 2021). Sempre, no entanto, com os carros de dois anos antes, que podem rodar sem limite de quilometragem.

A empresa e a FIA ainda não confirmaram se vão manter o sistema de escolha usado este ano, padronizado para todos os carros (oito jogos do composto mais macio, dois do mais duro e três do intermediário). Até 2019 as equipes podiam escolher a quantidade de cada um dentro do limite de 13 jogos por GP. Sempre com antecedência para permitir a fabricação dos pneus no volume necessário.

Fittipaldi

Com o diagnóstico de Covid-19 de Nikita Mazepin, Pietro Fittipaldi terá a chance de participar dos testes com a Haas, ao lado de Mick Schumacher. O neto de Emerson não pôde disputar o GP de Abu Dhabi porque a confirmação do resultado positivo do russo veio após a qualificação, quando não é mais possível fazer a substituição. George Russell andará nos dois dias em sua estreia como titular da Mercedes. O campeão mundial Max Verstappen não tem folga e anda nesta terça. A Alfa Romeo promove as estreias de Valtteri Bottas e Guanyu Zhou.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais