Os destaques entre os carros no Dakar 2022

Hora de mais uma edição do maior rally do mundo e, entre os carros, o Dakar 2022 traz uma série de novidades. Na terceira visita do desafio à Arábia Saudita, a prova passa a valer pelo Mundial de Rally Cross-Country FIA (W2RC). E marca a estreia de uma nova categoria de ponta para os veículos 4×4: a T1+, que permite a montagem de rodas aro 18 com maior curso de suspensão e maior largura máxima. Uma solução encontrada para igualar a disputa com os buggies 4×2, que levaram vantagem nos últimos anos.

E na esteira da preocupação ambiental, a atração é a entrada da Audi, com seus buggies RS Q e-Tron. Movidos por uma solução híbrida: dois motores elétricos garantem a propulsão principal, enquanto um 2.0 TFSI turbo movido a biocombustível atua para recarregar as baterias durante as etapas. Com o suporte da estrutura de Sven Quandt (responsável pela entrada da BMW/Mini no Dakar), a marca alemã conta com dois dos maiores vencedores da prova: o ‘Mister Dakar” Stephane Peterhansel (14 títulos) e o espanhol Carlos Sainz, além do sueco Mattias Ekstrom. A principal dúvida é a resistência do equipamento, que não foi testado em competição.

T1+

Entre os modelos 100% a combustão, destaque para as Toyota Hilux T1+ da Toyota Gazoo Racing, agora equipadas com um motor V6. Nasser Al-Attiyah quer repetir a vitória de 2019 pela marca japonesa. Também campeão da prova, o sul-africano Giniel de Villiers é outro que deve brigar pelas primeiras posições. Em seu segundo ano, a equipe BRX Prodrive também aposta em um T1+ para lutar pela vitória, depois de uma estreia turbulenta. Sebastien Loeb está de volta agora com novo navegador: Fabien Lurquin. Uma mudança ditada pelo time, que responsabilizou Daniel Elena por alguns dos problemas de 2020. Nani Roma também retorna, e um terceiro carro será comandado pelo argentino Orly Terranova.

Brasil

Pelo segundo ano consecutivo Marcelo Gastaldi disputa o Dakar com um Buggy Century CR6. Desta vez com Cadu Sachs como navegador. O piloto radicado em Manaus chegou a andar entre os 10 primeiros ano passado, mas o tempo perdido em uma capotagem o atrasou na classificação geral. Agora, além de conhecer bem o terreno saudita, tem maior experiência com o carro – disputou com ele o Sertões 2020.

Com outro exemplar do buggy sul-africano, outra atração são os irmãos Coronel (Tim e Tom), que deixaram de lado o ‘Beast’ (construído sobre a base de um buggy Jefferies norte-americano).

O Dakar 2022 começa neste sábado (1º) com o primeiro deslocamento (entre Jeddah e Ha’Il) e o prólogo que definirá a ordem de largada para a primeira etapa, domingo. Ao todo são 12 etapas, com percurso total de 8.177 quilômetros, dos quais 4.258 cronometrados.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais