Mudança na qualificação das 500 Milhas de Indianápolis

Nova mexida no formato da qualificação das 500 Milhas de Indianápolis, que acontecem em 29 de maio pela NTT Indycar Series (Fórmula Indy). A definição do grid para a clássica disputada no Indianapolis Motor Speedway ganha mais uma fase no Pole Day (domingo, 22), inspirada no que acontece nas demais provas do calendário. Neste ano, os tempos do sábado, determinarão as posições de 13 a 33 (ou 30, caso haja mais inscritos do que os lugares disponíveis nas 11 filas).

No segundo dia os 12 melhores terão direito à sua tentativa única na ordem inversa da classificação da véspera. E os seis mais rápidos avançam para o Firestone Fast Six, quando mais uma sequência de quatro voltas de cada um pelas 2.5 milhas determinará quem puxa a fila no fim de semana seguinte.

Caso haja mais de 33 carros na classificação, uma sessão de Last Chance definirá ainda os ocupantes da última fila.

“O momento é o ideal para adotarmos essa mudança no formato da qualificação e deixá-la mais dramática e intensa. Nesse novo sistema, conquistar a pole será ainda mais desafiador”, destaca o presidente da Indycar, Jay Frye. Nos últimos anos, os nove mais rápidos avançavam para o segundo dia do quali e definiam o P.1 em uma fase.

O pole da Indy 500 2022 levará a já tradicional premiação de US$ 100 mil. Além disso, os 12 melhores do sábado somarão pontos extras para o campeonato.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais