MotoE começa em Jerez com Eric Granado entre os destaques

O GP da Espanha da MotoGP, em Jerez de la Frontera, marca o início da quarta temporada da Copa do Mundo FIM Enel da MotoE. Como acontece desde o início, com Eric Granado como representante brasileiro. O paulista vai pilotar este ano por sua terceira equipe diferente – 2019 e 2020 na Avintia Esponsorama; 2021 na One Energy Racing e agora pela LCR, do italiano Lucio Cecchinello.

Dono de cinco vitórias na categoria, Granado espera finalmente chegar ao título depois de bater na trave, especialmente ano passado. Em um desfecho emocionante na primeira corrida da rodada dupla em Misano Adriatico, ele chegou às últimas curvas em condição de conquistar o campeonato no dia seguinte, mas uma queda frustrou o objetivo.

No último ano de uso das motos Energica Ego Corsa (serão substituídas pelas Ducati em 2023), o equipamento se tornou 15 quilos mais leve e com nova distribuição de peso. Uma combinação que já nos testes de pré-temporada fez os tempos caírem consideravelmente.

Novidades também no aspecto esportivo. Todas as seis etapas acontecerão em rodada dupla. E a qualificação individual dá lugar à definição em duas fases (Q1 e Q2). A MotoE acompanhará a MotoGP ainda em Le Mans, Barcelona, Assen, Red Bull Ring e Misano.

Pilotos

Os dois campeões da jovem história das motos elétricas seguem no grid. Matteo Ferrari (2019) defende a Gresini. E o espanhol Jordi Torres (2020 e 2021) segue na Pons Racing 40. Além deles, Bradley Smith está de volta pela WithU RNF (novo nome da One Energy), mas fica fora em Jerez devido à queda nas 24h de Le Mans (Mundial de Endurance). Dominique Aegerter, vice ano passado, continua na Dynavolt Intact.

O experiente Xavi Forés está na Octo Pramac. Outros estreantes são o espanhóis Alex Escrig (Tech3 E-Racing); Yeray Ruiz (Avintia Esponsorama) e Marc Alcoba (Openbank Aspar), além do italiano Alessio Finello (Gresini).

A programação em Jerez prevê nesta sexta-feira (29) a qualificação às 11h50 (de Brasília). Sábado a primeira corrida começa às 11h25. No domingo, largada marcada para as 10h30.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais