Velocitta dá a largada para a F-4 Brasil

O fim de semana que chega marca o início de uma nova fase para o automobilismo brasileiro. Pela primeira vez desde o fim da Fórmula Renault, em 2006, o país conta com uma categoria de monopostos de base com o mesmo equipamento usado no resto do mundo. Que, ainda por cima, distribui pontuação para o ranqueamento rumo à Superlicença FIA.

A F-4 Brasil traz os mesmos Tatuus-Abarth 1.4 usados, por exemplo, na Itália, Alemanha, Espanha e Emirados Árabes. Ao todo, 16, com os pilotos divididos pelas quatro equipes escolhidas pela Vicar (promotora): Full Time, KTF, Cavaleiro Sports e TMG. A procura pelos chassis T-021 de nova geração, aliás, fez com que os carros chegassem ao Brasil há pouco tempo, sem chances de testes de preparação. Tanto assim que esta quinta-feira (12), no Velocitta, será um verdadeiro shakedown.

Todos os pilotos chegam qualificados por carreiras consistentes no kart e tiveram a chance de se preparar em treinos e corridas com carros de fórmula. O brasiliense Pedro Clerot vem da primeira etapa do Italiano, com equipamento totalmente igual. Mesmo caso de Ricardo Gracia, no Espanhol. Houve quem treinasse com os F-3 ainda existentes no país ou quem (casos de Lucas Staico e Lucca Zucchini) disputasse provas da Fórmula Delta.

Destaque para alguns sobrenomes conhecidos. O Barrichello estará em ação em dose dupla, com Fernando, filho mais novo de Rubinho, e Felipe, sobrinho do ex-piloto da F-1. E Nicholas, filho de Felipe Giaffone, inicia a terceira geração da família.

Formato

As seis etapas serão disputadas em rodada tripla, para aumentar o tempo de pista e acelerar a adaptação e o desenvolvimento dos pilotos. Que, como aconteceu por muitos anos nas fórmulas Ford, Chevrolet e Renault, terão a chance de seguir para a Europa já com experiência de corrida na F-4. Ou mesmo subir para campeonatos superiores.

F-4 Brasil 2022

Equipes e pilotos

CAVALEIRO SPORTS
Felipe Barrichello Bartz
João Tesser
Nicolas Giaffone
Vinícius Tessaro

KTF SPORTS
Álvaro Yoon Cho
Luan Lopes
Richard Annunziata
Victor Backes

FULL TIME SPORTS
Fernando Barrichello
Nelson Neto
Pedro Clerot
Ricardo Gracia

TMG RACING
Aurélia Nobels
Lucas Staico
Lucca Zucchini
Nicholas Monteiro

Siga o Racemotor nas redes sociais:

Instagram

Facebook

Twitter

Comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais