Vitória de Mortara na F-E em Berlim. Sette Câmara bem no quali

Segunda vitória do ano para Edoardo Mortara no Mundial ABB FIA da Fórmula E. O ítalo-suíço da Rokit Venturi levou a melhor em um animado E-Prix de Berlim, sétima prova da temporada. Pole, ele apostou na estratégia de guardar a segunda ativação do Attack Mode para o fim da corrida e, com isso, tirou dos principais perseguidores a chance de tomar sua posição. Jean-Eric Vergne (DS Techeetah) e Stoffel Vandoorne (Mercedes EQ) vieram a seguir. Para os brasileiros, o único motivo de satisfação foi a ótima sétima posição de largada de Sérgio Sette Câmara (Dragon Penske).

Mortara manteve a ponta na largada mas era seguido de perto por um grupo com os dois carros da DS Techeetah (Vergne e Antonio Félix da Costa); por Alexander Sims (Mahindra) e pela dupla da Porsche (Andre Lotterer e Pascal Wehrlein).

Sem neutralizações ou entradas do safety car, alguns pilotos que largaram mais atrás apostaram em um ritmo mais forte na segunda metade para avançar no pelotão. Casos de Vandoorne (P.8 no grid) e Mitch Evans (Jaguar TCS), nono no qualificatório. O neozelandês recebeu a bandeirada em quinto, atrás de Lotterer.

Sette Câmara sofreu mais uma vez com a unidade de potência mais fraca do grid. Conseguiu se manter em nono até que os rivais acionassem o Attack Mode. Obrigado a economizar energia, no entanto, despencou na classificação para terminar em 17º. Lucas di Grassi (Rokit Venturi) enfrentou problemas, passou pelos pits e abandonou a duas voltas do fim.

Punição

O vencedor ainda foi punido por superar, em dois quilômetros por hora, a velocidade máxima no pitlane (60km/h). Recebeu uma multa de 1.200 euros, mas não teve o resultado modificado. Vandoorne lidera o campeonato com 96 pontos, três a mais que Vergne. Evans tem 82 e Mortara 77.

Neste domingo a rodada dupla em Berlim se completa, desta vez no traçado em sentido invertido. A qualificação acontece às 5h35 e a largada às 10h, no horário de Brasília.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais