Os pneus para o GP da Espanha na F-1

De um traçado totalmente novo (Miami) para a pista mais conhecida pelas equipes do Mundial de Fórmula 1. Os 4.675m do Circuito da Catalunha, em Montmeló, próximo a Barcelona, voltaram esse ano a receber os testes de pré-temporada – foram os primeiros quilômetros com os novos carros e os pneus aro 18. Suas características levaram a Pirelli a optar pelos três compostos mais duros na sua gama de cinco opções: C1, C2 e C3.

Uma necessidade diante do asfalto abrasivo e do estresse provocado sobre os pneus em pontos como as curvas 3 e 9. A longa reta dos boxes gera downforce elevado.

A grande dúvida deste GP da Espanha envolve a estratégia, já que a gama da fábrica italiana se mostrou bem mais resistente que a dos anos anteriores. Em 2021, Lewis Hamilton (Mercedes) venceu com duas paradas para troca de pneus. Ele, como todos os demais pilotos, apostou na combinação macio / médio / macio. De acordo com as diferenças de rendimento, no entanto, é possível pensar em pitstop único com a combinação médio / duro. Especialmente porque o uso dos dois compostos é obrigatório ao longo das 66 voltas.

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