Lamborghini também terá protótipo LMDh em 2024

O esperado retorno da Lamborghini a um programa de ponta no automobilismo internacional foi confirmado nesta terça-feira (17). A casa de Sant’Agata Bolognese anunciou o desenvolvimento de um protótipo LMDh híbrido que poderá disputar o Mundial de Endurance (WEC) e a IMSA Weathertech a partir de 2024. Na competição norte-americana, a marca italiana está representada nas classes GTD e GTD Pro com seu Huracán GT3 Evo.

O desejo de chegar às principais categorias da endurance internacional vinha dos tempos de Stefano Domenicali como CEO da marca. Seu substituto, Stefan Winkelmann, levou os planos adiante, especialmente depois da desistência da Audi (que controla a Lambo) de alinhar seu LMDh. Uma decisão tomada para favorecer a entrada dos alemães na F-1, prevista para 2026.

Embora ainda não haja detalhes do pacote técnico, tudo indica que os italianos aproveitarão o trabalho feito pela Audi. O que inclui o uso do chassi Multimatic, o mesmo que será empregado pela Porsche para seu retorno, em 2023.

O envolvimento da Lamborghini no WEC e na IMSA não se dará de forma direta, mas por meio de times parceiros, a exemplo de Porsche e Penske. Uma das possibilidades é uma aliança técnica com os belgas da WRT, que eram cotados para representar a Audi na classe Le Mans Hypercar (LMH).

Com o anúncio desta terça, agora são seis as marcas que alinharão os LMDh nos próximos anos. Além da Porsche; BMW, Acura, Cadillac e Alpine já haviam confirmado seus planos. Na principal categoria do Mundial, a Lamborghini pode se juntar a Toyota, Ferrari, Peugeot, Glickenhaus, Vanwall (todas com Hypercars); Porsche e Alpine.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais