Duelo Ogier x Loeb retorna no Rally de Portugal pelo WRC

Os dois maiores vencedores da história do Mundial de Rally (WRC) estão de volta à competição para o Rally de Portugal, quarta etapa da temporada 2022. Os franceses Sebastien Loeb (Ford Puma Hybrid / M-Sport), com nove títulos, e Sebastian Ogier (Toyota GR Yaris Hybrid / Gazoo Racing), que conquistou oito, reforçam um pelotão com 90 máquinas. Para os novos carros Rally1 híbridos, é o primeiro desafio do ano na terra. Vão encarar trechos já lendários para a modalidade, como Arganil, Fafe e Lousã.

Depois de garantir seu oitavo título, Ogier se concentra esse ano no Mundial de Endurance. Divide o comando do protótipo Oreca Gibson LMP2 do Richard Mille Team com Lilou Wadoux e Charles Milesi. Já Loeb, além de ficar com o vice-campeonato do Dakar, participou da primeira etapa do DTM como substituto de Nick Cassidy na Ferrari 488 GT3 AF Corse. E segue ainda na Extreme E. Os dois fazem uma temporada parcial no WRC, com novos navegadores. Benjamin Veillas está ao lado de Ogier, enquanto Isabelle Galmiche lê as notas para Loeb.

No primeiro duelo do ano, em Monte-Carlo, vantagem de Loeb, depois que o compatriota teve um pneu furado e foi punido em 10s por queima de largada em uma especial.

Campeonato

Entre as duplas que disputam todo o campeonato, destaque para Kalle Rovanpera e Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Hybrid / Gazoo Racing), que vêm de vitórias na Suécia e na Croácia, e lideram com 76 pontos. Com o Hyundai i20 NG Hybrid, os belgas Thierry Neuville e Martijn Wydaeghe aparecem a seguir, com 47.

A prova começou nesta quinta-feira com uma superespecial de 2,8 km no asfalto, em Coimbra. Vantagem inicial de Neuville, 0s6 à frente dos companheiros de equipe Ott Tanak e Martijn Jarveoja. Ogier aparece em quinto (+2s1). Loeb, o oitavo (+3s4)

Celebração

O Rally de Portugal marcará uma grande festa pelos 50 anos do WRC. Até domingo, máquinas históricas vão se exibir para o público. E um jantar de gala homenageou nomes como Carlos Sainz, Marcus Gronholm, Walter Rohrl, Miki Biasion e Petter Solberg, além de Loeb e Ogier.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais