Rally de Erechim está de volta com força total

Foram dois anos sem que Erechim, a capital brasileira do rally pudesse organizar sua maior festa como de costume. Em 2020, o cenário da pandemia cancelou o Sul-Americano da modalidade. No ano passado, ainda em situação preocupante, a prova fechou o Brasileiro com grid mais modesto e restrições ao acesso do público.

Passado um momento tão preocupante, o Rally de Erechim 2022 volta com a validade tripla – Sul-Americano (terceira etapa), Brasileiro (terceira etapa) e Gaúcho (segunda etapa). E um grid de 46 máquinas com duplas de quatro países: além do Brasil; Paraguai, Argentina e Uruguai também estão representados. Retorno também da largada promocional, nesta quinta (19), no centro da cidade, que costuma reunir mais de 10 mil pessoas.

Os paraguaios são maioria na categoria RC2/Rally 2 que reúne os modelos 4×4 nas configurações R5, Maxi Rally e Proto. Três são os VW Polo R5 com pilotos e navegadores do país vizinho. Destaque para Gustavo Saba, cinco vezes vencedor em Erechim – Miki Zaldivar e Augusto Bestard também comandam os carros alemães. Ulysses Bertholdo e Marcelo Dalmut voltam a alinhar seu HB20 Proto desenvolvido pelo primeiro, em busca apenas dos pontos no Brasileiro. Os irmãos Sartori contam com outro VW Polo, mas em configuração Maxi Rally. A RC2N alinha os Mitsubishi Lancer N4 e R4, também com duelo Brasil x Paraguai.

Variedade

Com a RC3 restrita ao Gaúcho, a RC4 (carros 4×2 com maior preparação) traz variedade de máquinas. Do Peugeot 307 do argentino Raul Fagundez ao Renault Sandero RS de Gunter Hinkelmann/Deco Muniz (dupla habitualmente no rally cross-country), passando pelo VW Gol G8 com motor turbo TSI de Maurício Neves/Leandro Ferrarini. Outra atração são os Renault Clio RS (do uruguaio Luigi Contin e do gaúcho Luiz Stédile), ambos desenvolvidos pela Renault Sport.

Na RC5 estão os 4×2 de menor preparação – entre eles três VW Up! TSI desenvolvidos pela ProMacchina (de Neves); Peugeot 207, além de outros dois Clio RS uruguaios.

Especiais

Para este ano foram mantidas alguns trechos cronometrados tradicionais e acrescentadas outros novos. Casos das especiais Gasparin Cereais/Zin Pão e Cavaletti. A disputa começa na sexta-feira à noite com a tradicional superprime no Parque da Accie. No sábado serão sete especiais (com mais uma passagem pela Prime) e outras quatro no domingo.

Rally Erechim 2022

Sul-Americano / Brasileiro / Gaúcho de Rally

Programação

Sexta-feira (20)

8h10 – Treino Livre – Shakedown

14h45 – Coletiva de Imprensa

18h30 – Super Prime Sicredi/Master (Parque da Accie)

Sábado (21)

8h13 – SS Menno 60 Anos/Ultravelocidade MHNET

8h56 – SS Cavaletti

9h24 – SS Gasparin Cereais/Zin Pão

11h17 – SS Menno 60 Anos/Ultravelocidade MHNET

12h00 – SS Cavaletti

12h28 – SS Gasparin Cereais/Zin Pão

14h06 – Super Prime Sicredi/Master (Parque da Accie)

Domingo (22)

8h28 – SS Cristalina/Vidal

8h56 – SS Presto Organiza/Perfil Metais

10h45 – SS Cristalina/Vidal

11h17 – SS Presto Organiza/Perfil Metais

14h – Cerimônia de Premiação (Parque da Accie)

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais