Sato mostra força para a pole na Indy 500. Kanaan oitavo do dia

Takuma Sato mostrou que é fortíssimo candidato à pole na 106ª edição das 500 Milhas de Indianápolis. O japonês foi pelo terceiro dia o mais rápido dos treinos livres com o Dallara Honda #51 da Dale Coyne with Rick Ware Racing. Nesta sexta, no entanto, a marca de 232.789 milhas horárias (374,55 km/h) foi conseguida sem a ajuda do vácuo e em configurações de qualificação. Que começa neste sábado ao meio-dia (foi antecipada diante da possibilidade de chuva para a tarde). Ao fim do dia, os 12 mais rápidos se classificarão para a segunda fase, no domingo, e as posições 13-33 estarão definidas.

Os dois carros da Arrow McLaren SP (motores Chevrolet) se destacaram entre um pelotão de máquinas equipadas pela Honda. Pato O’Ward foi o terceiro mais rápido (231.798 mph) e Felix Rosenqvist o sétimo (231.493 mph). Bom desempenho mais uma vez do quinteto da Ganassi, com Marcus Ericsson (#8) em quarto; Scott Dixon (#9) em quinto e Tony Kanaan (#1) em oitavo.

O baiano, vencedor da prova em 2013, registrou 231.392 mph, ou 372,30 km/h. Deu mostras de que pretende estar na segunda fase da disputa pela pole.

Já Hélio Castroneves (Dallara Honda #06/Meyer Shank), que tenta ser o primeiro pentacampeão das 500 Milhas, fechou o dia como 19º, com 229.677 mph (369,55 km/h). Duas posições à frente do companheiro Simon Pagenaud, no #60. Helinho ainda terá o treino livres de meia hora da manhã de sábado para buscar mais velocidade no carro vencedor do ano passado.

Procedimento

Para esta primeira fase da qualificação, os pilotos entram na pista na ordem do sorteio para suas quatro voltas cronometradas. Em seguida é possível fazer novas tentativas, em duas situações. Quem alinhar na Fast Lane (via rápida) na saída dos pits perde o tempo registrado antes. Já quem optar pela Slow Lane (a ‘via mais devagar’) mantém sua marca caso não consiga baixá-la.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais