Verstappen vence GP da Espanha na F-1 e assume liderança do Mundial

Reviravolta no Mundial de F-1 após o GP da Espanha, sexta etapa da temporada. A dobradinha da Red Bull – vitória de Max Verstappen, seguido por Sergio Perez –; e o abandono de Charles Leclerc valeram ao holandês pela primeira vez no ano a liderança no campeonato. O forte calor (37ºC no ar) e o vento desafiaram os pilotos e provocaram erros, inclusive do vencedor. Verstappen perdeu o carro na nona volta e foi passear pela caixa de brita da Curva 4.

O mesmo aconteceu duas voltas antes com Carlos Sainz (Ferrari), que perdeu posições na largada, de terceiro para quinto. Leclerc se defendeu do ataque de Verstappen e fez a primeira curva à frente. George Russell (Mercedes) mergulhou para ser o terceiro, com direito a toque em Perez. Sexto, Lewis Hamilton foi tocado por Kevin Magnussen (Haas) e, com um pneu furado, caiu para 19º.

DRS com problema

Leclerc conseguiu abrir vantagem próxima a dois segundos sobre o holandês, que caiu para quarto com seu erro. Verstappen teve de lidar com um problema no acionamento do DRS, o que dificultou o ataque a Russell, após se livrar do carro do companheiro.

O campeão mundial e o inglês da Mercedes fizeram sua primeira troca juntos (14ª volta), o que manteve Russell à frente. Tranquilo à frente, Leclerc parou apenas na volta 22. Na 27, a perda de potência de sua Ferrari F1-75 provocou seu abandono.

A Red Bull chamou Verstappen novamente ao pit na volta 22 para colocar os pneus macios (C3). Com tempos bem mais baixos que os dos rivais, ele avançou no pelotão e passou a ser o segundo com a parada de Russell. Orientado pelo box, Perez permitiu a ultrapassagem do companheiro, muito mais rápido, na volta 48.

O mexicano e Russell ainda voltaram aos boxes para rceber os pneus macios. O que valeu a Perez o ponto da melhor volta.

Recuperação de Hamilton

Sem a ajuda de um safety car, Hamilton conseguiu avançar à quinta posição na bandeirada e justificou a insistência após o toque da primeira volta. O engenheiro Peter Bonnington perguntou ao heptacampeão se preferia abandonar para poupar o motor, mas o inglês preferiu ir adiante. Chegou a ser quarto após superar Carlos Sainz (Ferrari) mas, com um vazamento de água na unidade de potência, tirou o pé e o espanhol retomou a posição.

Valtteri Bottas (Alfa Romeo); Esteban Ocon (Alpine), Lando Norris (McLaren), Fernando Alonso (Alpine), que largou em último após trocar o motor e Yuki Tsunoda (AlphaTauri) completaram a zona de pontuação.

Com a vitória, Verstappen chegou aos 111 pontos, conta os 106 de Leclerc. Perez soma 85. Mudança também entre os Constutores: Red Bull líder com 195, à frente da Ferrari, com 169.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais