Fim de semana de 24h de Nurburgring, com Brasil na pista

O fim de semana especial no automobilismo com o GP de Mônaco na F-1 e as 500 Milhas de Indianápolis é também de uma das clássicas da endurance internacional. O ‘Inferno Verde’ volta a ser invadido pelas máquinas para a 50ª edição das 24h de Nurburgring. Uma maratona no traçado de 25.378m que une o Nordschleife a uma parte da configuração Grand Prix usada pela F-1. Com direito à volta do público após dois anos – uma multidão acampa ao longo do circuito para acompanhar tudo de perto, numa movimentação com muita cerveja e o melhor da culinária alemã.

Este ano serão 137 carros divididos nas classes do regulamento da série NLS de resistência. Número menor do que as duas centenas já verificadas, mas ainda assim impressionante – anteriormente não era necessário participar de uma das etapas da NLS ou da corrida ADAC qualificatória para poder alinhar. E numa edição especial (a prova começou em 1970, mas foi interrompida em 1974 e 1975 pela crise do petróleo), as marcas da casa querem fazer bonito. Todas representadas por seus times tradicionais e com os pilotos de fábrica.

Favoritos

Mercedes, Audi, BMW e Porsche contam com verdadeiros esquadrões na categoria SP9 (equivalente à GT3). No ano passado – uma edição encurtada por causa da chuva – melhor para o 911 GT3R da Manthey Racing, que volta com Laurens Vanthoor, Kevin Estre, Frederic Makowiecki e Michael Christensen no #1. Falken, Dinamic, Toksport WRT (vinda do Mundial de Rally) e KCMG também alinham com o modelo da casa de Stuttgart.

A Audi conta com as equipes Phoenix e Car Collection. Já a Mercedes aposta nos times GetSpeed e Bilstein. A BMW busca uma vitória que teria gosto ainda mais especial: festeja os 50 anos de sua divisão esportiva M e conta com sete novos M4 GT3, divididos entre Schubert; BMW Junior Team, Walkenhorst e Rowe.

Farfus

É neste último que está o único brasileiro em ação. Augusto Farfus participou do desenvolvimento do modelo e dividirá o comando do #99 com o norte-americano Connor de Phillipi; o austríaco Phillip Eng e o britânico Nick Yelloly. O paranaense busca sua segunda vitória após a de 2010. Para participar da prova, fica fora da etapa de Suzuka do Super GT japonês.

Outra atração é a presença do SCG 004S da Scuderia Cameron Glickenhaus, equipe que deu seus primeiros passos nas competições justamente em Nurburgring. Há ainda um quarteto feminino – Pippa Mann, Fabianne Wohlwend, Carrie Schreiner e Celia Martin dividem a condução do BMW M4 GT4 da equipe Giti Tire Motosport by WS Racing. Uma disputa à parte acontecerá na classe AT, para veículos movidos por combustíveis alternativos.

A programação das 24h de Nurburgring 2022 prevê para quinta-feira (26) as duas primeiras sessões de qualificação. Sexta-feira é a vez do terceiro quali e o top qualifying. No sábado a largada para a prova está prevista para as 11h (de Brasília). Ela será mostrada no https://www.youtube.com/c/24hnbr.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais