MotoGP adia GP da Finlândia para 2023

Adiado pelo terceiro ano consecutivo o retorno do Mundial de MotoGP à Finlândia. A Dorna, promotora da competição, confirmou nesta terça-feira que a etapa prevista para 10 de junho no novo KymiRing não acontecerá. A explicação oficial cita atrasos nas obras necessárias para a homologação final pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM) mas, principalmente, ‘a situação geopolítica na região’.

O traçado finlandês se localiza em Kouvola, a menos de 100 quilômetros da fronteira com a Rússia. Depois da invasão da Ucrânia pelos russos, o governo finlandês apresentou pedido de adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), liderada pelos Estados Unidos. O que vem sendo interpretado por Moscou como uma provocação e gerou deslocamento de tropas e armamentos para as regiões fronteiriças.

O KymiRing (nenhuma relação com o campeão mundial de F-1 Kimi Raikkonen) deveria receber a categoria pela primeira vez em 2020, mas as restrições causadas pela pandemia de Covid-19 levaram ao cancelamento do GP. Situação semelhante em 2021, embora o circuito tenha recebido um teste com as máquinas da MotoGP (e os pilotos reservas).

Com a decisão, o calendário passa a ter 20 etapas. Falta agora decidir um substituto para a rodada dupla da MotoE que aconteceria na Finlândia.

Patrocinador

Novidade na equipe oficial Ducati para o GP da Itália, no próximo fim de semana, em Mugello. Se vai alinhar como de costume uma terceira moto como wildcard para o reserva Michele Pirro, a marca terá, na Desmosedici GP22 #51 o patrocínio da Aruba.it, empresa de serviços de internet. Uma combinação que já acontece no Mundial de Superbike, em que o time de fábrica leva inclusive o nome do apoiador.

Pirro também participará dos GPs da Catalunha (na semana seguinte) e de San Marino e Riviera de Rimini, em Misano Adriatico (2 a 4 de setembro).

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais