Tourist Trophy volta após dois anos e já mostra face mais sombria

A principal prova da motovelocidade internacional em estradas está de volta após dois anos de interrupção causada pela pandemia de Covid-19. A Ilha de Man, no Mar da Irlanda, recebe mais uma edição do Tourist Trophy, no desafiador percurso de 37,7 milhas (60,7 quilômetros). Com médias por volta superiores aos 210 km/h. para os mais rápidos nas categorias Superbike e Senior TT.

Uma competição que entre 1949 e 1976 fez parte do calendário do Mundial de Motociclismo (hoje MotoGP) e que, desde os primeiros anos, não perdoa erros ou problemas mecânicos sérios. Afinal, além do tráfego constante, no entorno da faixa de asfalto estão casas, postes, rios, meios-fios e muretas de pedra que provocaram centenas de fatalidades.

A mais recente delas este ano, nos treinos qualificatórios da Superbike. Embora experiente neste tipo de prova, comum nos países britânicos e que conta com um campeonato europeu, Mark Purslow não resistiu aos ferimentos de uma queda na região de Ballagarey.

Não por acaso, o maior vencedor da história da prova (23 conquistas nas diferentes classes) John McGuiness (Honda CBR 1000RR-R/Honda Racing UK) lembra que sua despedida da família antes de cada edição ganha a possibilidade de ser a última.

O britânico é mais uma vez um dos fortes candidatos a vencer, ao lado de outros nomes tradicionais do TT. Casos de Michael Dunlop (Ducati Panigale V4R/PBM); Michael Rutter (BMW M1000RR/Bathams Ales); do vencedor do Senior TT em 2019 Dean Harrison (Kawasaki ZX-10RR/DAO Racing) e de Peter Hickman (BMW M1000RR/Gas Monkey BMW by FHO Racing), melhor na Superbike há dois anos.

Programação

Os treinos de qualificação para o TT 2022 terminam nesta sexta-feira. No sábado acontecem a corrida da Superbike (seis voltas) e dos sidecars. No meio da próxima semana é a vez das provas das classes Supersport e Supertwin, até que na outra sexta (10) o Senior TT feche a programação.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais