Tanak confirma vitória no Rally da Sardenha

Domingo sem surpresas no Rally da Sardenha, quinta etapa do Mundial de Rally 2022 (WRC). E primeira vitória no ano para a Hyundai e seu novo i20 N Hybrid, assim como para Ott Tanak e Martin Jarveoja. Para os estonianos, campeões mundiais de 2019, foi o fim de um jejum que se estendia desde o Rally do Ártico de 2021.

Tanak repetiu o cenário do sábado, quando assumiu a liderança com folga no primeiro estágio do dia, após o abandono de Esapekka Lappi e Janne Ferm (Toyota GR Yaris/Gazoo Racing). Mesmo mais preocupado em administrar a boa vantagem, conseguiu ser mais rápido que os principais rivais. E ainda venceu dois dos quatro estágios restantes – as duas passagens pela SS Cala Fiumini.

No power stage, melhor para Thierry Neuville e Martin Jarveoja (Hyundai i20 N Rally 1 Hybrid), que voltaram à prova após a capotagem da véspera apenas em busca dos pontos extras.

Ao fim de um rally sólido, Craig Breen e Paul Nagle levaram o Ford Puma Hybrid da M-Sport à segunda posição final. Superaram Dani Sordo e Candido Carrera, com outro i20 N oficial. Pierre-Louis Loubet fez melhor que os titulares Gus Greensmith (sétimo) e Adrien Fourmaux (abandono) com o quarto Puma, para fechar a prova na quarta posição.

Prejudicado pela ordem de largada nos dois primeiros dias, Kalle Rovanpera (Toyota GR Yaris/Gazoo Racing) fez um rally estratégico, com o quinto lugar final. Suficiente para manter vantagem confortável de 55 pontos sobre Neuville na classificação do campeonato.

No WRC2 (carros Rally2/R5), vitória dos russos Nikolay Gryazin e Konstantin Alexsandrov (Skoda Fabia Evo), que competem com bandeira da FIA devido às sanções aplicadas a seu país pela invasão da Ucrânia.]

Rally da Sardenha

WRC 2022: quinta etapa

Classificação final

  1. Ott Tänak / Martin Järveoja EST Hyundai i20 N 3h10min59
  2. Craig Breen / Paul Nagle IRL Ford Puma +1min03s2
  3. Dani Sordo / Candido Carrera ESP Hyundai i20 N +1min33s0
  4. Pierre-Loius Loubet / Vincent Landais FRA Ford Puma +2min09s4
  5. Kalle Rovanperä / Jonne Halttunen FIN Toyota GR Yaris +3min02s8
  6. Takamoto Katsuta / Aaron Johnston JPN – IRL Toyota GR Yaris +4min02s6
  7. Gus Greensmith / Jonas Andersson GBR – SUE Ford Puma +5min23s6
  8. Nikolay Gryazin / Konstantin Alexsandrov FIA* Skoda Fabia Evo +7min37s7
  9. Jan Solans / Rodrigo Sanjuan ESP Citroën C3 + 8min05s7
  10. Jari Huttunen / Mikko Lukka FIN Ford Fiesta Rally 2 + 8min10s8

Siga o Racemotor nas redes sociais:

Instagram

Facebook

Twitter

Comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais