24h de Le Mans: após 6h, Toyota lidera; Alpine com problemas

Domínio esperado da Toyota nas seis primeiras horas das 24h de Le Mans, terceira etapa do Mundial de Endurance (WEC). Os dois hypercars GR010 Hybrid da marca japonesa se revezaram na primeira posição conforme o momento das paradas e se mantinham separados por poucos segundos. Kamui Kobayashi liderava com o #7 quando se completou o primeiro quarto, à frente do #8, com o compatriota Ryo Hirakawa.

Os Glickenhaus 007LMH vêm a seguir, com o #708, de Pipo Derani, em terceiro, na mesma volta da dupla japonesa. Uma parada mais demorada ainda no primeiro stint fez o #709 perder terreno. Situação mais complicada para o Alpine A480 Gibson #36. Com duas horas de corrida, problemas na embreagem e na ignição seguraram o protótipo nos boxes. André Negrão ganhou a pista já fora dos 20 primeiros na geral, e a sete voltas do líder.

Na LMP2, Felipe Nasr (Oreca Gibson #5/Penske) foi um dos destaques do primeiro quarto de prova. Com uma largada agressiva e um ritmo forte em seu primeiro stint, ele levou o protótipo à terceira posição na categoria, mantida pelo parceiro Dane Cameron. O brasiliense voltou para uma segunda sequência, antes do francês Emmanuel Collard. “O carro está muito bom; rápido no tráfego e com pista livre. Valeu ter concentrado o trabalho no acerto de corrida. Estou me divertindo bastante”, disse Nasr

Bom desempenho também do Oreca Gibson #43 da Inter Europol. Pietro Fittipaldi foi o último do trio a acelerar. O suíço Fabio Scherer (quer largou) conseguiu avançar no pelotão para entrar no top-10 da classe. O que foi mantido pelo gentleman driver David Heinemeier-Hansson. Com o brasileiro no comando, o protótipo completou a marca das seis horas em sétimo na classe.

GTE

Na GTE Pro, domínio dos Corvette C8R numa luta que, por enquanto, se concentra com os dois Porsche 911 RSR. A Ferrari 488 GTE #51 AF Corse (de Daniel Serra) aparece em sexto, depois de uma punição por desrespeito aos limites de pista com Alessandro Pierguidi ao volante. Em seguida vem a 488 GTE #74 da Riley Motorsports / Bee Safe Racing que Felipe Fraga pilotou nos primeiros stints. O carro apresenta problema de desempenho (motor) e já aparecia uma volta atrás dos demais da categoria.

Domínio inicial do Porsche 911 RSR #79 da WeatherTech Racing na GTE Am – Cooper McNeil, Julien Andlauer e Thomas Merrill dividem a pilotagem.

As seis primeiras horas foram marcadas apenas por algumas slow zones e bandeiras amarelas, mas nenhum incidente que exigisse a entrada do safety car. Sempre com a pista seca e temperaturas inicialmente altas. Na largada, o Oreca Gibson #22 da United Autosports (Filipe Albuquerque / Will Owen / Phil Hanson) foi espremido por dois outros carros da categoria e parou na caixa de brita. Retirado pelo time de resgate, retornou à prova.

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