Quinta vitória consecutiva da Toyota nas 24h de Le Mans (terceira etapa do WEC 2022). Com mais uma exibição praticamente impecável dos GR010 Hybrid da Gazoo Racing. O único problema mais sério definiu a vitória para o #8, com Sebastien Buemi (quarto triunfo), Brandon Hartley (terceiro) e o estreante Rio Hirakawa.
Com quase 16 horas de prova, o #7 (José Maria López / Mike Conway / Kamui Kobayashi) sofreu uma pane momentânea na saída da Curva Arnage. O tempo necessário para resetar os sistemas permitiu ao #8 tomar a liderança de forma definitiva. O pódio geral foi completado pelo Glickenhaus 007LMH #709 (Ryan Briscoe / Frank Mailleux / Richard Westbrook), a cinco voltas dos líderes. O protótipo do time norte-americano perdeu tempo nos boxes ainda nas primeiras horas.
O #708, de Pipo Derani, Romain Dumas e Olivier Pla se recuperou para receber a bandeirada em quarto, depois que um acidente do último ao sair de um pitstop com pneus frios exigiu reparos mais demorados. O Alpine A480 Gibson de André Negrão, Mathieu Vaxiviere e Nicolas Lapierre cruzou em 23º na geral. Depois dos problemas de embreagem e ignição nas primeiras seis horas, Vaxiviere bateu ao tentar superar um GT, o que limitou a recuperação do trio.
LMP2
Na LMP2, classe mais numerosa (27 carros), a primeira posição teve dono praticamente desde o início. O Oreca Gibson #38 da JOTA Racing – Antonio Felix da Costa, Will Stevens e Roberto Gonzalez –; fez uma corrida à parte. Segunda posição para o #9 da Prema, de Robert Kubica, Louis Deletraz e Lorenzo Colombo.
Felipe Nasr e o Oreca #5 da Penske ficaram com a quinta posição na categoria (Dane Cameron e Emmanuel Collard completaram o trio). O #43, de Pietro Fittipaldi, se manteve entre os 10 primeiros na primeira metade da prova, mas problemas ao amanhecer o atrasaram, para terminar em 14º.
GTE
Daniel Serra garantiu mais um pódio na clássica da endurance, com a segunda posição na GTE Pro, a bordo da Ferrari 488 GTE Evo #51 da AF Corse. Se os carros italianos foram prejudicados pelo Balance of Performance, o tri da Stock; Alessandro Pierguidi e James Calado conseguiram ficar distantes dos problemas que tiraram da disputa os dois Corvette C8R e atrasaram o Porsche 911 RSR #92 (estouro de pneu). Melhor para o 911 #91, de Gianmaria Bruni; Fred Makowiecki e Richard Lietz.
Felipe Fraga, Sam Bird e Shane van Gisbergen levaram a Ferrari 488 #74 da Riley / Bee Safe Racing à quinta posição.
Na GTE Am, o domínio inicial da Porsche deu lugar à vitória do Aston Martin Vantage #33 da TF Sports, com Marco Sorensen, Henrique Chaves e Ben Keating. O 911 RSR #93 do ator Michael Fassbender completou a maratona na 16ª posição da divisão.
Siga o Racemotor no: