Zandvoort recebe a FRECA, com Bortoleto e Barrichello

A Fórmula Regional European Championship by Alpine (FRECA) chega à quinta de suas 10 rodadas duplas da temporada em Zandvoort. Se ultrapassar já não é tarefa das mais fáceis com o pacote técnico da categoria (especialmente o chassi Tatuus F-318), a dificuldade é ainda maior nos 4.259m do traçado holandês, próximo do mar.

Mesmo com as modificações feitas para receber a Fórmula 1, há apenas uma reta longa (a dos boxes) em que é possível acionar o push to pass (novidade este ano). No restante da pista, as curvas em sequência favorecem a formação de pelotões. E ainda há a areia que se deposita fora da trajetória ideal, o que complica qualquer tentativa de manobra.

Desafio

Por isso mesmo, boa parte do segredo de um bom resultado no fim de semana depende da posição de largada. Mais uma vez os carros serão divididos em dois grupos – ainda assim é necessário contar com um bom posicionamento e a sorte de evitar bandeiras amarelas ou vermelhas.

Em se tratando de definição do grid, Gabriel Bortoleto (R-Ace GP) vem de uma etapa positiva em Paul Ricard. Por duas vezes foi o mais rápido de seu grupo e largou na primeira fila. Mas problemas no motor Renault/Alpine o impediram de lutar pelo pódio. Desta vez, ele contará com seu primeiro propulsor, que também apresentou falhas e foi recuperado pela preparadora Oreca.

Se classificar mais à frente será o desafio de Dudu Barrichello (Arden) para somar seus primeiros pontos no ano. Por duas ocasiões (a corrida 2 de Paul Ricard foi uma delas), o filho de Rubinho Barrichello teve o desempenho prejudicado justamente por toques e espremidas no meio do pelotão.

Nesta sexta (17) os carros da FRECA fazem duas sessões de treinos livres. Sábado acontecem a qualificação 1 (4h20 de Brasília) e a primeira corrida, às 7h40. No domingo, nova tomada de tempos (5h) e corrida às 10h30. As provas serão mostradas em streaming pela página da categoria no YouTube.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais