Goodwood Festival of Speed começa com reunião única de máquinas

Chegou a hora da maior celebração à velocidade sobre duas e quatro rodas do planeta. Criado em 1993, o Goodwood Festival of Speed é uma reunião única de homens e máquinas que fizeram e fazem a história do automobilismo e do motociclismo pelo mundo. A propriedade localizada em West Sussex (Inglaterra) que conta ainda com um circuito – hoje usado apenas para provas de clássicos – se transforma até domingo (26) em uma grande exposição a céu aberto. E se há uma subida de montanha cronometrada de 1.700m de extensão, o resultado é o que menos importa.

Neste ano, os dois temas principais são os 75 anos da Ferrari e os 50 da divisão M, da BMW. Nada menos que 29 modelos, alguns deles saídos do museu e do acervo da Scuderia em Maranello, ajudam a contar a evolução do Cavallino. A começar pelo 125S, de 1947, que iniciou a história de Enzo Ferrari como fabricante. Nigel Mansell reencontra a 639 com que venceu o GP do Brasil de 1989 na F-1, ainda em Jacarepaguá. Derek Bell, Marc Gené, Arturo Merzario e Giancarlo Fisichella são outros nomes ligados à marca que participarão em demonstrações.

Na fabricante alemã, Pedro Piquet comandará a Brabham BT-52 com que seu pai, Nelson, conquistou o segundo dos três títulos mundiais, em 1983. Steve Soper e Bruno Spengler, ambos campeões pela BMW, também desfilam com modelos históricos, como a McLaren F1 GTR (com motor alemão) ou o BMW V12 LMR. E o novo protótipo M V8 Hybrid LMDh estará em exposição.

Estreia também para o carro Gen3 da Fórmula E, ao menos diante do público. Nick Heidfeld demonstrará o modelo da Mahindra, que passa a ser usado ano que vem pela categoria de monopostos elétricos.

Estrelas

Nas quatro rodas, a lista de nomes de destaque em ação inclui Mika Hakkinen; Jacky Ickx, Henri Pescarolo, Tom Kristensen, Damon Hill, René Arnoux, Emanuele Pirro, Dario Franchitti, Bernd Schneider, Hans-Joachim Stuck e Travis Pastrana (com uma perua Subaru Gymkhana), entre outros. Sam Schmidt, sócio da Arrow McLaren SP, comandará uma McLaren 720S GT3 especialmente adaptada – perdeu os movimentos em um acidente gravíssimo em testes da IRL no oval de Orlando.

Dois buggies Odyssey 21 da Extreme E também vão subir o morro, assim como a picape Toyota Hilux T1+ campeã do último Dakar, com Nasser Al-Attiyah. E ainda há uma pequena especial para as máquinas de rally.

Nas duas rodas, atrações como Giacomo Agostini (que completou 80 anos); Mick Doohan; Kenny Roberts (pai); Kevin Schwantz, Dani Pedrosa (com a KTM) e Scott Redding. Wayne Rainey reencontra a Yamaha YZR 500 de seu tricampeonato, modificada para sua condição – não movimenta as pernas desde um acidente no Mundial, em Misano’1993.

Como habitual nas edições mais recentes, é possível acompanhar boa parte da movimentação ao vivo, no https://www.goodwood.com/grr/event-coverage/festival-of-speed/live-stream/.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais