Rovanpera lidera Rally Safari após sexta-feira complicada

Uma das mais exigentes provas do Mundial de Rally (WRC) mostrou sua face já nesta sexta-feira (24). E abriu caminho para algo que, na teoria, seria difícil: primeiros a largar e obrigados a ‘limpar’ o terreno para os rivais, os líderes da temporada Kalle Rovanpera e Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Hybrid / Gazoo Racing) terminaram o dia à frente.

Os finlandeses se aproveitaram dos problemas com vários rivais e adotaram um ritmo consistente, com vitória em três dos seis estágios cronometrados. Uma recuperação considerável já que, na superespecial que abriu a prova, quinta-feira, Rovanpera encostou em um barranco; danificou a carroceria e furou um pneu, o que valeu a 11ª posição provisória.

As duplas encararam as especiais da região do Lago Navaisha, com vários trechos em fesh-fesh (uma camada muito fina de terra que lembra um talco). O heptacampeão Sebastien Ogier (Toyota GR Yaris Hybrid / Gazoo Racing) liderou até o penúltimo estágio, mas o tempo gasto para trocar um pneu furado o jogou para quinto na geral, a 2min08 do companheiro.

Os quatro primeiros estão separados por apenas 26s6. Elfyn Evans e Scott Martin (Toyota GR Yaris Hybrid / Gazoo Racing) vêm em segundo, a +22s4. E apenas 2s9 à frente de Ott Tanak/Martin Jarveoja, com o primeiro Hyundai i20 N Hybrid. O japonês Takamoto Katsuta (Toyota GR Yaris Hybrid / Gazoo Racing) aparece em quarto.

Problemas

A primeira etapa do Rally Safari se mostrou desastrosa para os Ford Puma Rally 1. O de Sebastien Loeb ficou pelo caminho com problemas no motor. Uma quebra de suspensão tirou de combate o de Craig Breen. No caso do francês Adrien Fourmaux, o vilão foi o câmbio.

Depois de vencerem a superespecial na classe Rally2, Gaurav Gill e o brasileiro Gabriel Morales (Skoda Fabia Evo) também enfrentaram problemas e fecharam o dia em oitavo na categoria. Neste sábado serão mais seis estágios cronometrados, agora na região do Lago Elementeita.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais