Britânico vence edição centenária da subida de Pikes Peak

Vitória do britânico Robin Shute (protótipo Wolf GB08 TSC) na centésima edição da principal prova de subida de montanha do planeta: a Pikes Peak International Hill Climb (PPIHC), no estado americano do Colorado. Pela terceira vez ele conquistou a condição de ‘King of the Mountain’ (Rei da montanha) – já havia sido o mais rápido em 2019 e 2021. Sua marca nos 19.980m de prova – com 156 curvas e chegada a 4.302m acima do nível do mar – desta vez não bateu a barreira dos 10 minutos (10min09s525). Foi o melhor ainda na classe Unlimited.

As baixas temperaturas também na base do percurso e o nevoeiro nos primeiros quilômetros ajudaram a explicar os tempos mais altos que o costume – o próprio Shute andou na casa dos nove minutos em 2019 (no ano passado o percurso foi encurtado devido ao vento no topo do Pikes Peak).

Ainda durante a semana a ‘Corrida para as Montanhas’ perdeu um de seus principais protagonistas. Um problema no cabeçote tirou da qualificação o Hoonipigasus, um Porsche 911 1974 totalmente modificado, com tração integral e com motorização de 1.400cv projetado para Ken Block. Apesar do esforço para trazer novas peças direto da Porsche Motorsport na Califórnia, não foi possível o reparo em tempo hábil. Pelas regras da prova, é preciso participar da subida qualificatória, em um dos trechos mais baixos da subida.

Millen e Unser

Com outro Porsche (um 911 Turbo S 2022), David Donner ficou com a segunda posição. E David Donohue (filho do saudoso Mark), com um 911 GT2 RS, terminou em terceiro. A família Millen também se colocou entre os 10 mais rápidos. O filho Rhys, bicampeão, levou seu Porsche GT3R TT ao sexto lugar. Já o pai, Rod, foi o oitavo com a espetacular picape Toyota Tacoma com que venceu em 1998 e 1999. Um protótipo tubular pensado para encarar os trechos de terra que ainda existiam na ocasião.

A família mais vitoriosa da Pikes Peak também marcou presença. Loni Unser, filha de Johnny Unser, garantiu a segunda posição na classe Porsche Trophy By Yokohama, com os GT4 Clubsport. A história de sucesso dos Unser na ‘Montanha da América’ começou com o patriarca Louis, passou pelos filhos Bobby e Al Sr.; por Al Unser Jr e Robby Unser.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais