Rally Safari 2022 é de Kalle Rovanpera

Quarta vitória do ano para Kalle Rovanpera e Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris / Gazoo Racing) no Mundial de Rally 2022. E em uma das provas mais tradicionais do calendário: o Rally Safari do Quênia. Líderes desde o fim da etapa de sexta-feira, os finlandeses conseguiram escapar dos problemas que deixaram vários rivais para trás. Puxaram um 1-2-3-4 da Toyota, seguidos por Elfyn Evans/Scott Martin, Takamoto Katsuta/Aaron Johnston e Sebastien Ogier/Benjamin Veillas, para ampliar sua vantagem no campeonato.

Depois de ‘limpar’ o percurso para os adversários na sexta e no sábado, Rovanpera contou no domingo com uma posição de largada favorável para as seis especiais restantes. “Tentei desviar de todas as pedras e ser cauteloso nos trechos mais danificados. Certamente foi o rally mais exigente que disputei”, resumiu o piloto, que ainda teve de lutar com uma condição de saúde (provavelmente uma virose) que o enfraqueceu.

Mesmo sem completar a etapa do sábado, Thierry Neuville e Mirtijn Wydaeghe fecharam o Safari em quinto, como melhor dupla da Hyundai. Superaram o Ford Puma Rally 1 de Craig Breen e Paul Nagle (M-Sport Ford) – os irlandeses levaram o carro ao fim apesar de diversos problemas desde a sexta-feira.

No WRC2, vitória de Kaetan Kajetanowicz/Michal Szczepaniak (Skoda Fabia Evo). Gabriel Morales abandonou na sexta-feira – navegou para o indiano Gaurav Gill, também em um Fabia.

Rovanpera soma agora 145 pontos, 65 a mais que Neuville. Ott Tanak (Hyundai i20 N/HWRT), que não terminou a prova, é terceiro, com 62 pontos, mesmo total de Katsuta.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais