Primeira pole de Sainz na F-1 em Silverstone

Pole inédita para Carlos Sainz (Ferrari) no Mundial de F-1. Em sua prova de número 150 na categoria, o espanhol superou o favorito Max Verstappen (Red Bull) numa qualificação disputada sob chuva em Silverstone, sempre com os pneus intermediários. Em sua última tentativa, o piloto da F1-75 #55 marcou 1min40s983, para superar o atual campeão e líder da temporada por apenas 0s072. Com isso, puxa a fila no GP da Grã-Bretanha, décima etapa da F-1 2022, às 11h (de Brasília).

Acostumado às condições – disputou a F-3 inglesa –; Sainz admitiu surpresa pelo resultado. “Em alguns pontos o carro aquaplanava e era difícil ter aderência. De início a volta não me pareceu tão boa assim, mas fico feliz por ter valido a pole. O carro rendeu muito bem desde a sexta-feira (mais rápido do dia) e acredito que brigaremos pela vitória”, destacou.

Verstappen foi o mais rápido nas duas primeiras fases da classificação. O Q1 viu a pista melhorar com o passar das voltas e as condições menos críticas que no restante da sessão. E deixou de fora as duas Aston Martin; ambas as Haas e a Williams de Alexander Albon, com a evolução aerodinâmica que estreou no carro do tailandês.

No Q2 a condição de pista foi mais favorável na primeira metade. O holandês da Red Bull conseguiu ser 0s6 mais rápido que Lewis Hamilton. E Nicholas Latifi (Williams), graças à volta em 1min43s273, se garantiu entre os 10 mais rápidos pela primeira vez no ano.

Erros

Os minutos decisivos da sessão foram marcados por dois erros pouco comuns de Verstappen. Ele rodou na curva Stowe e, na volta seguinte, saiu da pista na Club. Ainda assim, permanecia na frente até as últimas tentativas, quando Sainz o deixou para trás. Charles Leclerc (Ferrari) largará em terceiro, com Sergio Perez (Red Bull) a seu lado. Lewis Hamilton foi o melhor entre as demais equipes. O que confirma a evolução da Mercedes, mais uma a apostar em novos componentes para seu carro, o W13.

Para as 52 voltas do GP britânico, a possibilidade de chuva é menor (24% ao longo do dia).

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais