Primeiro dia do Transcatarina desafia duplas

Foram ‘apenas’ 46 quilômetros. O que pode parecer pouco considerando que, até sábado (09), ainda serão outros 761; porém, mais do que suficientes para começar a esquentar a disputa no rally de regularidade do Transcatarina 2022. O prólogo deu às duplas um gostinho e tanto da prova e estabeleceu as primeiras classificações. Também distribuiu os primeiros troféus e proporcionou a alegria de quem foi ao pódio.

A organização montou, especialmente para a ocasião, uma pista de 5 quilômetros junto ao Parque da Maçã, cheia de balaios e traçados paralelos que exigiram atenção para não deixar pelo caminho os primeiros pontos perdidos. Em seguida, os competidores encararam um trecho em meio a uma fazenda de reflorestamento.

Na Master, que reúne os mais experientes, os catarinenses Leandro Riffel e Michael Masson foram os mais regulares e serão os primeiros a largar na primeira etapa. Superaram José Andrade Júnior e Bernardo Schafer Andrade, e Flávio Kath e Rafain Walendowsky. “Começamos com o pé direito. A prova teve muitas mudanças de piso, o que dificultou as coisas. É uma vantagem pequena a que temos, mas de todo modo é uma vantagem”, disse o piloto.

Os paranaenses Deonilson Salla e Leandro Macedo Ferreira levaram a melhor na Graduados. “Bastante importante sair na frente. A prova estava top, sob medida, realmente excelente. Agora é nos concentrarmos para buscar o título. Ano passado bati na trave e fui terceiro”, destacou Salla. Antônio Miranda Ribeiro Filho e Marcelo Almeida Novaes vieram a seguir. E a família Salla ainda emplacou a terceira posição, com Dirceu e Diego Araújo Salla.

Festa para Vinícius Parizotto Gustman e Felipe Tavares na Turismo. “É um alívio começar assim. Foi um dia trabalhoso, mas bastante divertido. Agora temos essa responsabilidade de liderar”, resumiu o navegador. O segundo lugar foi para Osmar e Vítor Fleischmann, com João e Fabiana Marques em terceiro.

Melhores na Turismo Iniciante, Henrique Moura e Eber Michelino de Oliveira ressaltaram as dificuldades já no prólogo. “Se você se distraísse um segundo que fosse, jogava tudo fora. Estávamos com muita ansiedade e expectativa, agora é focar e contar com essa pressão gostosa de liderar”, comentou o piloto. Atrás dos paulistas vieram Marco ‘Charada’ Carraresi e o filho Leandro ‘Charadinha’ em segundo lugar, com Jorge Luiz Scuro Peixoto e Gustavo Andreolli Peixoto em terceiro.

A vitória na Turismo Light foi para os catarinenses Rafael Silveira Colonetti e André Vanor Pacheco, que terminaram à frente das paulistas Alexia Guardia Dierberger e Doris da Costa Xavier Pinheiro, e dos também catarinenses Alencar Adami Granemann e Alfredo Adamio Granemann. “É muito bom começar na frente, mesmo com tanto chão para encarar até Jaraguá. Nós vínhamos treinando, participamos das demais etapas do Catarinense e estamos afiados. Esse primeiro dia foi um dos melhores que já enfrentamos, as referências perfeitas e o percurso muito interessante”, afirmou Rafael.

Passeio

Os inscritos nas categorias de passeio também viveram suas primeiras emoções. As categorias Adventure 1 e 2 deixaram Fraiburgo rumo a Rio Negrinho e Canoinhas, respectivamente. E a Adventure 3, em direção a Pouso Redondo. 

Passeio Radical 1, 2 e 3 e Expedition fizeram seu prólogo. Inscritos na última delas, os brasilienses Júlio e Sabrina Romano não precisaram de muito tempo para descobrir o que faz do Transcatarina um dos principais eventos off-road do país. Acostumados a competir em campeonatos do Centro-Oeste, preferiram desta vez andar sem pressão, para conhecer melhor um tipo de terreno bem diferente daquele ao que estão acostumados. Neste primeiro dia, já enlamearam o Mitsubishi Pajero nos primeiros atoleiros.

“O pessoal do Buriti Rally Clube sempre falou muito bem do Transcatarina. Estando aqui a gente vê que é tudo isso e mais um pouco. Esse começo já foi bastante radical, estamos ansiosos para o que vem pela frente”, diz Júlio.

Segunda parada

Nesta quinta-feira (07), a caravana do Transcatarina segue para Canoinhas, segunda parada do desafio que ainda passa por São Bento do Sul e termina em Jaraguá do Sul. O dia para as duplas do rally começa entre pomares de maçã em Fraiburgo – a cidade é a capital da fruta. Em seguida, elas passam por uma fazenda com travessias de rio antes do neutralizado, em Caçador. Em seguida atravessam outras três fazendas para se deslocar até a cidade de pernoite. O primeiro carro larga às 8h do Hotel Renar.

Transcatarina 2022

Primeira etapa (prólogo): Fraiburgo

Master
1. Leandro Rodrigo Riffel/Michael da Silveira Masson, 180 pontos perdidos
2. José Andrade Júnior/Bernardo Schafer Andrade, 185 p.p
3. Flávio Roberto Kath/Rafain Walendowsky, 234 p.p
4. Leandro Pereira Moor/Ronaldo William Rodrigues dos Santos, 242 p.p
4. Victor Pudell/Cláudio Roberto Flores, 269 p.p

Graduados
1. Deonilson Salla/Leandro Macedo Ferreira, 185 pontos perdidos
2. Antônio Miranda Ribeiro Filho/Marcelo Almeida Novaes, 194 p.p
3. Dirceu Araújo Salla/Diego Araújo Salla, 243 p.p
4. Paulo Roberto Lacowicz/ Ramon Paulo Lacowicz, 323 p.p
5. Eder Reis/André Tondin, 343 p.p

Turismo
1. Vinícius Parizotto Gustman/Felipe Tavares, 166 pontos perdidos
2. Osmar Fleischmann/Vítor Fleischmann, 192 p.p
3. João Marques/Fabiana Gonçalves Marques, 236 p.p
4. Marcelo Cominesi/Lucas Cominesi, 237 p.p
5. Edson Ziolkowski/Luciano Pasqual, 282 p.p

Turismo Iniciante
1. Henrique Moura/Eber Casotti Michelino de Oliveira, 261 pontos perdidos
2. Marco Charada Carraresi/Luciano Charadinha Carraresi, 275 p.p
3. Jorge Luiz Scuro Peixoto/Gustavo Andreolli Peixoto, 357 p.p
4. Maurício dos Santos de Assis/Bruna Diniz Nunes, 636 p.p
5. Ricardo Hoffmann/Guilherme dos Santos Hoffmann, 4.273 p.p

Turismo Light
1. Rafael Silveira Colonetti/André Vanor Pacheco, 526 pontos perdidos
2. Alexia Guardia Dierberger/Doris da Costa Xavier Pinheiro, 883 p.p
3. Alencar Adami Granemann/Alfredo Adamio Granemann, 1.155 p.p
4. Vítor Delfrate Neto/Guilherme Delfrate, 1.750 p.p
5.Marcio Roberto Neneve/Fernando Rodrigo Michel, 113.691 p.p

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais