Breen é o primeiro líder no Rally da Estônia, pelo WRC

Indiferente à situação de conflito entre Rússia e Ucrânia o Mundial de Rally (WRC) chega à Estônia, ex-república soviética, para a sétima de suas 13 etapas. A prova que estreou na competição em 2020, ainda no cenário de pandemia, apresenta características bastante próximas à da Finlândia – estradas de terra velocíssimas em meio a florestas e muitos saltos. Condições que se alternam com as especiais do domingo, bastante travadas em regiões urbanas da cidade de Tartu, centro do evento.

Um rally que, não por acaso, se adapta como uma luva ao líder do campeonato Kalle Rovanpera (Toyota GR Yaris Hybrid/Gazoo Racing). O finlandês e seu navegador Jonne Halttunen conquistaram justamente na Estônia, em 2021, sua primeira vitória no WRC. Neste ano, foram ao alto do pódio quatro vezes. A mais recente delas no lendário Rally Safari do Quênia. Apesar da posição de largada desfavorável nos dois primeiros dias, conseguiram ficar longe das armadilhas que prejudicaram boa parte dos rivais.

Não faltam adversários com chance de bons resultados no fim de semana. A começar pela dupla da casa: Ott Tanak e Martin Jarveoja (Hyundai i20 N Hybrid/HWRT), campeões mundiais de 2019. Esapekka Lappi e Janne Ferm, com outro Toyota GR Yaris Hybrid, também prometem dar trabalho aos compatriotas. E os irlandeses Craig Breen e Paul Nagle (Ford Puma Hybrid/M-Sport Ford) costumam ser rápidos e eficientes nesse tipo de terreno.

Tanto assim que levaram a melhor na Super Especial que abriu a prova nesta quinta, em Tartu. Breen superou Rovanpera por 0s1. Nesta sexta (15) serão oito estágios cronometrados – duas passagens pelas especiais Peipsiääre, Mustvee, Raanitsa e Vastsemõisa.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais