Quinta vitória de Rovanpera no WRC 2022

Mais um capítulo na impressionante temporada de Kalle Rovanpera e Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Hybrid/Gazoo Racing) no Mundial de Rally 2022. A dupla finlandesa chegou à quinta vitória em sete etapas ao dominar o Rally da Estônia – no ano passado, o piloto de 21 anos se tornou o mais jovem vencedor da história do campeonato justamente na prova da ex-república soviética.

Rovanpera começou o domingo 29s1 à frente dos companheiros de equipe Elfyn Evans e Scott Martin. Se podia administrar a vantagem, o filho de Harri Rovanpera manteve o ritmo forte para ser o mais rápido em três dos seis estágios do dia. Levou inclusive o Power Stage Kambija 2 para terminar 1min00s9 à frente dos britânicos.

Ott Tanak e Martin Jarveoja (Hyundai i20N Hybrid/HWRT) completaram o pódio em casa, sem conseguir responder ao ritmo dos Yaris. Insatisfeito com o acerto do carro, Thierry Neuville fechou o rally em quarto, seguido pelos Toyotas de Takamoto Katsuta/Aaron Johnston e Esapekka Lappi/Janne Ferm. Com os problemas de Craig Breen e Gus Greensmith, o francês Adrien Fourmaux colocou o único Ford Puma Hybrid da M-Sport na zona de pontuação, em sétimo.

Oitavos na geral, Andreas Mikkelsen e Torstein Eriksen (Skoda Fabia Evo/Toksport WRT) venceram na classe WRC2 (carros Rally2). De volta ao Mundial, o neozelandês Hayden Paddon (Hyundai i20N) não conseguiu concluir a prova.

Rovanpera e Halttunen somam agora 175 pontos. Praticamente o dobro de Neuville/Wydaeghe (92), com Evans e Martin em terceiro (79). Combinação que dá aos finlandeses a chance de conquistar o título inédito com grande antecipação e encerrar um jejum do país nórdico de 20 anos – Marcus Gronholm conquistou o último triunfo da Finlândia em 2002.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais