Nikita Mazepin volta a competir e vence rally na Rússia

Sem a vaga no Mundial de F-1 após o imbroglio envolvendo o relacionamento de seu pai (e patrocinador) com a Haas, Nikita Mazepin resolveu se manter ativo apostando em outra modalidade. E já foi ao alto do pódio. Ele venceu o Rally Rota da Seda entre os UTVs T3, com um Can-Am Maverick XRS Turbo RR, ao lado do navegador Anton Vlasyuk.

Mazepin superou compatriotas experientes nos rallies cross-country, como Sergei Karyakin, ao longo de um desafio que incluiu um prólogo e nove etapas. Ao todo foram 2.785 quilômetros cronometrados (4.463 totais). Diante das restrições internacionais aos russos após a invasão da Ucrânia e da suspensão da federação de automobilismo local pela FIA, o Silk Way Rally recebeu apenas competidores da região, e ocorreu inteiramente em território russo, com largada em Astrakhan e chegada em Grozny.

Nos carros, a prova deste ano foi dominada por Denis Krotov (Mini John Cooper Works). Destaque no Dakar, Dmitry Sotnikov foi o melhor entre os caminhões, com seu Kamaz.

Desde que perdeu o posto para Kevin Magnussen, Mazepin garante que seu objetivo é retornar à F-1 e descarta categorias como a Indy. Suportado pelo conglomerado Uralkali de seu pai, o bilionário Dmitry, Nikita esbarra especialmente na proximidade paterna com o presidente russo Vladimir Putin, o que acelerou o rompimento do contrato com a Haas. Para competir em eventos fora de seu país, o jovem piloto teria de obter outra licença ou correr sob a bandeira da FIA, como independente.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais