Fim de semana complicado para Roberto Faria na GB3

O retorno de Roberto Faria (Carlin) ao palco de sua primeira vitória na GB3 (F-3 Inglesa), ano passado, não foi, nem de longe, o esperado pelo carioca, integrante da academia de pilotos da Sauber. A rodada tripla válida pela quinta etapa da temporada em Spa-Francorchamps (Bélgica) acabou marcada por problemas e até mesmo falta de sorte. Componente que o tirou do pódio na última corrida.

Faria teve uma qualificação complicada na sexta-feira, que o deixou em 20º no grid da primeira prova e 22º da segunda. Sua melhor volta foi 1s5 mais lenta que a registrada nos treinos livres, que valeria um lugar entre os 10 primeiros no alinhamento.

O brasileiro conseguiu avançar no pelotão para receber a bandeirada em 12º. E ganhou mais uma posição com a desclassificação de Matthew Rees (JHR Developments). Mais tarde, abandonou na sétima das nove voltas da corrida 2.

Esforço desperdiçado

A melhor chance de um bom resultado viria neste domingo, com a prova de grid totalmente invertido. Faria largou em terceiro e ocupava a quarta posição na volta 2, quando um acidente forte com o norte-americano David Morales (Arden), felizmente sem ferimentos, obrigou a direção de prova a mostrar a bandeira vermelha.

A disputa foi retomada com o pelotão agrupado atrás do safety car e a largada lançada. Faria avançou à terceira posição e assim recebeu a bandeirada, no momento em que a prova voltou ser neutralizada pelo abandono de Mikkel Grundtvig (Fortec). A alegria do pódio, no entanto, durou pouco. Uma checagem feita pelos comissários identificou uma irregularidade no pelotão no novo alinhamento para a relargada. Assim, as voltas 3 a 6 foram canceladas e a classificação definitiva foi estabelecida pela primeira volta (antes do acidente de Morales). Além de ficar em quarto, o piloto do Rio, como os demais, somou apenas metade dos pontos.

As vitórias da rodada ficaram com Luke Browning (Hitech), nas corridas 1 e 2; e Tommy Smith (Douglas Motorsport), na 3. Com os resultados do fim de semana, Browning lidera, com 316 pontos, e Faria aparece em quinto, com 218,5.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais