Segunda da Indy em Iowa é de Pato O’Ward

Líder no muro quando contava com vantagem segura sobre o segundo colocado. Aconteceu no GP da França na F-1, mas também na Hy-Vee Salute to Farmers 300, 12ª etapa da Fórmula Indy, que fechou a rodada dupla no Iowa Speedway (oval de 0.894 milha). Na volta 236 das 300, Josef Newgarden (Dallara Chevrolet #2/Penske), que havia vencido na véspera, perdeu a traseira do carro sem aviso e foi parar no muro. Caminho aberto para Pato O’Ward (Dallara Chevrolet #5/Arrow McLaren SP), que deixou Will Power (Dallara Chevrolet #12/Penske) para trás.

A primeira metade da corrida foi um verdadeiro show de Newgarden e Power, que chegaram a dar uma volta no sexto lugar. O bicampeão escoltou o australiano até a volta 84, quando atacou para assumir a liderança. A essa altura, O’Ward era terceiro, sem ameaçar os dois carros da Penske.

Situação que começou a mudar com a amarela causada por Kyle Kirkwood (Dallara Chevrolet #14/Foyt), obrigado a ir para a sujeira – e daí para o muro –; quando levaria uma volta de Newgarden. Ainda assim, o #2 parecia se encaminhar para a segunda vitória seguida, até ser surpreendido por um problema mecânico que o fez bater forte. Pouco antes, Power perdia a segunda posição para O’Ward.

Na relargada, Power não conseguiu acompanhar O’Ward e passou a ver próximo o companheiro de equipe Scott McLaughlin (#3). O mexicano recebeu a quadriculada na frente para festejar sua quarta vitória na categoria e entrar na disputa pelo título. Após Power e McLaughlin, Scott Dixon (Dallara Honda #9/Ganassi) confirmou mais uma recuperação após largar em 19º. E Jimmie Johnson, no #48 da Ganassi, conquistou seu melhor resultado na Indy, com o quinto lugar. Sexto, Marcus Ericsson (#8) sustentou a liderança do campeonato, mas apenas oito pontos à frente de Power.

Punições

Hélio Castroneves (Dallara Honda #06/Meyer Shank) concluiu a corrida em 21º, a cinco voltas de O’Ward. Consequência de duas punições: a primeira por excesso de velocidade no pitlane em sua parada inicial (o limitador do carro não funcionou). E a segunda por uma orientação errada do time. Helinho deveria cumprir um stop and go, mas pelo rádio recebeu o comando de fazer um drive-through – a regra foi modificada recentemente.

Hy-Vee Salute to Farmers 300

NTT Indycar Series: 12ª etapa

Siga o Racemotor nas redes sociais:

Instagram

Facebook

Twitter

Comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. Aceitar Leia mais