Ferrari mostra sem disfarces a nova 296 GT3

O ano de 2023 será de novas máquinas para a Ferrari nas competições de GT e Endurance. A primeira delas foi mostrada em versão definitiva nesta sexta-feira: a 296 GT3, que substituirá a atual 488 GT3 Evo. O modelo é o primeiro desenvolvido pela Oreca, que substitui a Michelotto como responsável pelo desenvolvimento e fabricação.

A nova 296 GT3 marca ainda o retorno da motorização V6 (agora turbo) a uma Ferrari de competição com as rodas cobertas. Uma configuração usada pela última vez na 246 SP (década de 1960) e que agora traz ângulo de 120º entre as bancadas de cilindros, para abaixar o centro de gravidade.

Visualmente, a 296 se inspira na Dino (206 GT e 246 GT), criada por Enzo Ferrari para homenagear o filho, falecido precocemente. E que curiosamente não levava o Cavallino Rampante no capô – a ideia era criar uma marca a parte, o que não foi adiante.

O câmbio sequencial transversal de seis marchas conta com borboletas no volante, assim como a embreagem. O chassi é de alumínio e o peso mínimo a seco de 1.250kg. O propulsor produz cerca de 600 cavalos, potência que será ajustada conforme o Balance of Performance dos principais campeonatos (IMSA, GT World Challenge, WEC, que recebe os GT3 em 2024, além das séries nacionais).

A estreia em corrida da 296 GT3 acontecerá nas 24h de Daytona, em que brigará pela vitória na categoria GTD Pro. Até lá, o desenvolvimento prosseguirá com diversos testes de pista, antes da homologação definitiva.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais