Tanak fecha na frente a sexta-feira no Rally da Finlândia

Disputa acirrada pela ponta na sexta-feira do Rally da Finlândia, oitava etapa do Mundial 2022 (WRC). Após os oito estágios do dia – a SS5 foi cancelada – os estonianos Ott Tanak e Martin Jarveoja (Hyundai i20 N Hybrid/ HWRT) lideram com apenas 3s8 de vantagem sobre Esapekka Lappi e Janne Ferm (Toyota GR Yaris Hybrid/ Gazoo Racing). A dupla da casa, aliás, venceu uma especial a mais (4 a 3) que os campeões mundiais de 2019.

Elfyn Evans e Scott Martin (Toyota GR Yaris Hybrid/ Gazoo Racing) fecharam o dia na terceira posição (+19s3), seguidos, a 1s7, pelos companheiros de equipe e líderes do WRC 2022 Kalle Rovanpera e Jonne Halttunen. Os finlandeses conseguiram limitar o prejuízo de serem os primeiros a largar nas especiais, ‘limpando’ o terreno para quem vem a seguir.

Primeiro líder da prova, ainda na quinta-feira, Thierry Neuville fechou o dia em sétimo, a 50s2 do colega de time Tanak. O belga da Hyundai disse não estar confortável com o comportamento do carro e ainda perdeu tempo por um furo de pneu. Craig Breen é o melhor representante da Ford, com seu Puma Hybrid. O irlandês aparece em quinto (+32s5).

No WRC2 (carros Rally2), a vantagem inicial é de mais uma dupla da casa – Teemu Suninen e Mirko Markkula, em um Hyundai i20 N. Ao lado do piloto indiano Gaurav Gill, o navegador brasileiro Gabriel Morales (Skoda Fabia / Motorsport Italia) ocupa a 15ª posição na categoria (39ª na geral). A dupla enfrentou problemas na SS7, não fez as restantes do dia e segue na disputa graças ao regime de Super Rally.

Neste sábado, penúltimo dia do Rally da Finlândia, serão oito estágios – duas passagens pelas especiais Päijälä, Rapsula, Patajoki e Vekkula.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais