Tanak confirma vitória no Rally da Finlândia

Por apenas 6s8, Ott Tanak e Martin Jarveoja levaram o Hyundai i20N oficial à vitória no Rally da Finlândia, oitava etapa do Mundial de Rally 2022 (WRC). A dupla estoniana começou o dia 8s4 à frente dos líderes do campeonato Kalle Rovanpera e Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Hybrid/Gazoo Racing) e travou uma batalha segundo a segundo nos quatro estágios que definiram a prova.

Tanak foi o mais rápido no primeiro deles, mas, em busca do alto do pódio em casa, Rovanpera deu o troco nos seguintes. Não o suficiente para superar os campeões do mundo de 2019, que conquistam uma das mais desafiadoras etapas do WRC pela terceira vez.

Esapekka Lappi e Janne Ferm, com outro GR Yaris da Gazoo Racing, completaram o pódio, depois de enfrentar problemas no sábado – uma pedra danificou o parabrisa e comprometeu a visibilidade do piloto. Os também finlandeses levaram a melhor na disputa com os companheiros de time Elfyn Evans e Scott Martin. Thierry Neuville e Martijn Wydaeghe fecharam a prova numa discreta quinta posição. Gus Greensmith, sétimo, foi o único com o Ford Puma Hybrid da M-Sport a terminar na zona de pontuação.

Brasil

No WRC2 (carros Rally2), Teemu Suninen e Mirkko Markkula (Hyundai i20N) sustentaram a liderança desde a sexta-feira para vencer. Penalizados pela regra do Super Rally por não disputar os três últimos estágios de sexta, Gaurav Gill e o navegador brasileiro Gabriel Morales (Skoda Fabia/Motorsport Italia) ficaram com a 12ª posição na categoria (32ª na geral).

Rovanpera e Halttunen chegaram a 198 pontos, 94 a mais que Tanak (agora vice-líder). Matematicamente os finlandeses não podem assegurar o título na próxima prova, o Rally Ypres (Bélgica). Mas podem garanti-lo na Grécia, com três etapas ainda pela frente.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais