Rio ganha projeto para novo autódromo, em Itatiaia

Lançado nesta quinta-feira (11) o projeto que pode dar novamente ao estado do Rio de Janeiro um autódromo capaz de receber competições nacionais nas duas e quatro rodas. O Itatiaia Motor Park pretende ser um complexo multiuso para o esporte motor, contando ainda com kartódromo e pistas de motocross e velocross. Tudo em uma área estimada em 770 mil metros quadrados, a apenas 600m da Via Dutra, ligação entre o Rio e São Paulo.

A iniciativa surgiu do jornalista e motociclista João Mendes (que por anos apresentou o programa Bike Show), também arquiteto urbanista. A direção esportiva do Itatiaia Motor Park ficará a cargo de Julio Caio Azevedo Marques, piloto de categorias como a F-Ford nos anos 1970 e que, mais tarde, trouxe o Mundial de Motovelocidade para o Brasil (em Goiânia), além de organizar as etapas da Fórmula Indy em Jacarepaguá.

O projeto básico está a cargo da projeto básico da GEO Consultoria, com a Zoe Engenharia, e o investimento inicial (estimado em R$ 25 milhões) é do Grupo Hoteleiro Agulhas Negras. A previsão é de um orçamento total de aproximadamente R$ 70 milhões.

Homologado

Um dos objetivos é contar com atividades das montadoras e fabricantes de autopeças e componentes presentes no entorno – as plantas da Nissan; da Peugeot/Citroën, da VW Caminhões e da Michelin estão próximas do terreno escolhido. A expectativa é de que o autódromo receba homologação FIA Grau 3, o que permitiria inclusive receber campeonatos como o TCR South America. O mesmo acontece em relação à CBM para as provas sobre duas rodas.

O planejamento inicial prevê a conclusão da primeira fase das obras em um ano e meio, a contar deste mês de agosto. Até lá o complexo já receberá provas off-road.

Após o fechamento de Jacarepaguá em 2012 para dar lugar ao Parque Olímpico que recebeu os Jogos de 2016, o Rio conta apenas com o Plan Speed Park, em Campos dos Goytacazes. Competições como o Estadual de Motovelocidade são realizadas em Minas, no Potenza que, assim como o futuro empreendimento, fica a cerca de 180km do Rio.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais