Mudanças nos equipamentos do kart brasileiro para 2023

Novidades nos equipamentos usados pelas categorias do kart brasileiro para 2023. A Comissão Nacional de Kart (CNK) da Confederação Brasileira de Automobilismo fez ajustes em relação a chassis e motores (dois e quatro tempos), com o objetivo de reduzir custos e modernizar o pacote técnico.

Na Cadete, os karts passam a contar com o bico retrátil, já usados em categorias maiores. Chassis e freios terão a homologação atual estendida (até 2026). No Grupo 3, eles serão novos, com maior distância entre-eixos e frenagem hidráulica – os modelos são usados na nova Mini 2T, que contará com motores KTT e será um passo entre a Cadete e a Júnior Menor.

Também no ano que vem as categorias Super Sênior, Super Sênior Master e S60+ passam a usar os motores IAME X30. O propulsor conta com partida elétrica, corte de ignição e eixo de atenuação de vibrações e tem custos de operação menores que os usados atualmente. Nas demais categorias com motores dois tempos, permanecem as unidades atuais, com expectativa de mudança a médio prazo.

Já no universo das categorias F4 (motores estacionários 400cc), passa a ser permitido o uso dos motores Fortex ao lado dos GX390 da Honda.

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