24h de Le Mans: na metade, Toyota e Ferrari duelam pela ponta

Disputa intensa na edição do centenário das 24h de Le Mans. Com os 16 protótipos na Hypercar, de sete marcas diferentes, a situação tranquila para a Toyota, dominadora nos últimos cinco anos, é apenas recordação. Na marca das 12h, metade da prova, quatro carros diferentes ocupam os quatro primeiros lugares. E os três primeiros estão na mesma volta. Com direito a duelo segundo a segundo entre a Ferrari 499P #51 (Pier Guidi / Calado / Giovinazzi) e o Toyota GR010 Hybrid #8 (Buemi / Hartley / Hirakawa). O sábado no Circuito da Sarthe teve chuva, intervenções do safety car e os brasileiros prejudicados por incidentes – a exceção é Daniel Serra – a Ferrari 488 GTE Evo #57 da Kessel Racing liderava na GTE Am.

O Cadillac V-Series.R #311 da Action Express (com Pipo Derani) no trio bateu ainda na primeira volta, com Jack Aitken no comando. A troca da suspensão dianteira exigiu um longo tempo nos boxes. Já na terceira hora, a chuva marcou presença, com direito a rodadas do Cadillac #3 (Bourdais / Dixon / Van der Zande) e do Glickenhaus 007 #709 (Dumas / Pla / Briscoe). As condições adversas e as intervenções do carro de segurança levaram o Peugeot 9X8 #94 (Duval / Menezes / Müller) à liderança.

Toyota 7 e Nasr fora

Período de liderança também para o Cadillac V-Series.R #2 (Lynn / Bamber / Westbrook). Felipe Nasr se manteve entre os cinco primeiros no stint inicial com o Porsche 963 LMDh #75, mas problemas quando Mathieu Jaminet comandava levaram ao abandono na 84ª volta. O Toyota GR010 Hybrid #7 deu adeus à prova na nona hora, sem que Kamui Kobayashi nada pudesse fazer. O japonês reduziu a velocidade ao encontrar dois carros que frearam em uma slow zone e foi acertado em cheio tanto pela Ferrari 488 Evo #66 GTE Am quanto pelo Alpine Gibson #35 de André Negrão (com Memo Rojas ao volante) – o trio do brasileiro vem em 12º na classe LMP2.

A ótima corrida do Peugeot #94 foi prejudicada pelo acidente de Gustavo Menezes na madrugada em uma das chicanes da reta Hunaudieres. Problemas (sistema de freio) atrasaram a Ferrari 499P #50 (Fuoco / Molina / Nielsen).

Dificuldades também para o Oreca Gibson #28 da JOTA Sport de Pietro Fittipaldi – o neto de Emerson chegou a escapar na brita. Na marca das 12h, o trio com Oliver Rasmussen e David Heinemeier-Hansson aparecia em décimo, a uma volta do lider na LMP2.

O Camaro Next Gen #24 da Nascar Cup alinhado pela Hendrick segue com ótimo desempenho, aproximando-se de um lugar entre os 30 primeiros na geral. Mike Rockenfeller, Jimmie Johnson e Jenson Button mantêm um ritmo forte e nem mesmo a forte chuva comprometeu a corrida do trio.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais