Vitória histórica da Ferrari nas 24h de Le Mans

Ferrari após 58 anos. No retorno da Scuderia à principal categoria da endurance internacional, Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi fizeram história ao levar o Hypercar 499P #51 à vitória nas 24h de Le Mans, na edição do centenário da clássica francesa. Depois de perseguir a Toyota sem sucesso nas três primeiras etapas do WEC, a casa de Maranello levou a melhor em uma luta intensa que se estendeu pela maior parte da prova. E que se definiu a uma hora e meia da bandeirada, quando Ryo Hirakawa perdeu o controle do Toyota GR010 Hybrid #8 na freada da Arnage. O japonês conseguiu voltar aos boxes e o rápido trabalho da Gazoo Racing permitiu manter o segundo lugar, mas sem ameaçar o trio ferrarista.

Até ali, a luta entre Ferrari e Toyota se mantinha na casa dos segundos, com as duas fábricas se marcando na estratégia de paradas. Sem o mesmo ritrmo dos dois hypercars, o Cadillac V-Series.R #2 da Ganassi (Alex Lynn / Earl Bamber / Richard Westbrook) assegurou um terceiro lugar importante, como melhor representante dos LMDh, à frente do #3 (Sebastien Bourdais / Renger van der Zande / Scott Dixon). Destaque também para a sexta e a sétima posições dos Glickenhaus 007, hypercars que não contam com sistema híbrido.

Depois do acidente de Jack Aitken ainda na primeira volta, o Cadillac V-Series.R #311 da Acton Express, com Pipo Derani e Alexander Sims no trio, recebeu a bandeirada em 17° na geral. O Porsche 963 LMDh #75 da Porsche Penske Motorsport (Felipe Nasr / Mathieu Jaminet / Nick Tandy) abandonou na madrugada, por um problema de pressão de combustível. O melhor LMDh alemão, o #5, cruzou apenas em nono, atrás do primeiro Peugeot 9X8, o #94, que chegou a liderar no sábado, mas perdeu terreno após o acidente com Gustavo Menezes na reta Hunaudieres.

Nem mesmo o trio vencedor escapou de um susto, com uma rodada de Pier Guidi na primeira metade da prova. Para a Ferrari, um resultado espetacular para um projeto que começou como forma de aproveitar a estrutura redundante com o teto orçamentário da F-1 e contou com o comando certeiro de Antonello Coletta e a parceria histórica com a AF Corse.

LMP2

Na LMP2, vitória do Oreca Gibson #34 da Inter Europol, com Fabio Scherer, Kuba Smiechowski e Albert Costa, com uma vantagem confortável sobre o #41 da WRT (Robert Kubica / Rui Andrade / Louis Deletraz). O Alpine Gibson #35 de André Negrão, Olli Caldwell e Memo Rojas terminou em nono, e o Oreca Gibson #28 da JOTA Sport (Pietro Fittipaldi / Oliver Rasmussen / David Heinemeier-Hansson) em 12º da categoria. Na divisão Pro-Am, triunfo do Oreca Gibson #45 da Algarve Pro Racing, de George Kurtz, Colin Braun e James Allen.

GTE Am

Na GTE Am, mais uma vitória da Corvette Racing, com o C8R #33 de Ben Keating, Nico Varrone e Nicky Catsburg, 26º no geral. O esportivo americano teve problemas ainda na primeira hora, mas se recuperou para escalar o pelotão e cruzar à frente do Aston Martin Vantage da ORT by TF (Charlie Eastwood / Michael Dinan / Ahmad Al-Harthy.

A Ferrari 488 GTE Evo #57 de Daniel Serra / Takeshi Kimura / Scott Huffaker (Kessel Racing) abandonou com 254 voltas completadas.

Já o Camaro ZL1 Next Gen #24 da Nascar cumpriiu a missão de completar a maratona. Jimmie Johnson, Mike Rockenfeller e Jenson Button fecharam em 39º, numa edição marcada por 22 abandonos.

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