Novidade no cenário dos ralis cross-country para 2024. Na última reunião de seu Conselho Mundial, em Genebra (Suíça), a FIA tornou oficial a mudança de nome das categorias da modalidade nas provas e campeonatos internacionais. Saem as siglas (com uma exceção) e entram os nomes. A ideia é tornar mais simples o entendimento das diferentes classes e simplificar a terminologia usada.
A T1 (que inclui as subdivisões T1+, T1 e T1U, para energias alternativas), passa a ser conhecida como Ultimate. A T2 (para modelos derivados de produção) se transforma em Stock. A divisão T3 dos UTVs, que agrupa protótipos e modelos de maior preparação vira Challenger. E a T4 (modelos de menor preparação) ganha uma das siglas pela qual esse tipo de máquina é conhecido internacionalmente: SSV, ou side by side vehicle. A T5, para os caminhões, adota um nome lógico: Truck.
A nomenclatura dos eventos também será alterada: as provas de rally cross-country passam a ser conhecidas como Rally-Raid, e os eventos mais longos, como o Dakar, se tornam Marathon Rally-Raid. Justamente o Dakar 2024 marcará a estreia dos novos nomes – a A.S.O., promotora do Mundial (W2RC) participou dos estudos para as mudanças.
Os diferentes países podem manter suas próprias divisões de categorias nas competições nacionais, de acordo como o entendimento das federações / confederações.
Siga o Racemotor no: