Uma das provas mais tradicionais do off-road internacional chega neste fim de semana à 37ª edição, com força total. A Baja Portalegre 500 vale como penúltima etapa da Copa do Mundo FIA de Rally Baja, campeonato que reúne etapas mais curtas que as do W2RC e, apesar do nome, conta com o sistema tradicional de navegação, com livro de bordo e a presença obrigatória do navegador para carros e UTVs. Ao todo, 415 competidores de 20 países encaram um percurso que, com as chuvas dos últimos dias, se tornou ainda mais desafiador na região do Alentejo.
Antes mesmo da largada, nesta sexta-feira (27), a prova consagrará um brasileiro com o bicampeonato da Copa do Mundo na classe T4 (UTVs com preparação limitada). Ao lado do navegador português Fausto Mota, Cristiano Batista (Can-Am Maverick X3 / South Racing – Transmáquinas) assegurou seu segundo título com a anulação da Baja Jordânia, devido ao conflito no Oriente Médio entre Israel e grupos radicais palestinos. Em Portugal, Cristiano andará com Robledo Nicoletti, parceiro nas provas brasileiras. Seu filho, Otávio Leite, terá Fausto a seu lado na T3, também com um Can-Am.
Título antecipado também para Nasser Al-Attiyah / Mathieu Baumel nos carros T1. O catariano e o francês completam um ano perfeito, com vitória no Dakar e a conquista do bicampeonato no Mundial (W2RC), a que se soma a Copa do Mundo. A prova marcará a estreia da dupla no comando do Prodrive Hunter T1+. Outros destaques são Yazeed Al-Rajhi / Timo Gottschalk (Toyota Hilux T1+ / Yazeed Racing) e João Ferreira / Filipe Palmeiro (Mini JCW T1+).
No evento nacional, Gunter Hinkelmann / Fabrício Bianchini participam com um Mitsubishi ASX Proto na classe T8 (modelos clássicos).
Percurso
Carros e UTVs (FIA) enfrentarão 439 quilômetros cronometrados, enquanto as motos, quadriciclos e UTVs (do evento nacional) vão encarar 368,1km de setores seletivos. A programação começa nesta sexta com um prólogo de 3,7km, seguido pela especial de 61,8km, igual para todas as categorias. No sábado são duas especiais para as categorias FIA, e uma para as demais.
Siga o Racemotor no: