Domingo de Max Verstappen no acidentado F-1 GP de São Paulo

Tricampeão antecipado desde o Qatar, Max Verstappen (Red Bull) se diverte agora reescrevendo recordes do Mundial de F-1. Neste domingo (5), em Interlagos, o holandês chegou à 17ª vitória na temporada, voltando ao alto do pódio do F-1 GP de São Paulo após quatro anos – em 2020 a prova não foi realizada devido à pandemia. Como fez na Sprint Race do sábado, ele se preocupou especialmente com a conservação dos pneus, o que deu a Lando Norris (McLaren) a ilusão de que poderia brigar pela ponta. O britânico, sétimo no grid, ganhou terreno nas duas largadas para voltar ao pódio.

A movimentação do GP brasileiro começou ainda na saída para a volta de apresentação. Dividindo a primeira fila com Verstappen, Charles Leclerc (Ferrari) passou reto de forma estranha na freada do Laranjinha e parou na proteção de pneus. O monegasco sofreu uma pane hidráulica que travou a direção do SF-23.

A primeira largada foi marcada por uma confusão na segunda metade do pelotão. Obrigado a desviar do companheiro Kevin Magnussen (Haas), Nico Hulkenberg tocou na Williams de Alexander Albon que, por sua vez, acertou Magnussen. Oscar Piastri (McLaren) e Daniel Ricciardo (AlphaTauri) também foram atingidos pelos detritos. Uma situação que levou a direção de prova a interrompê-la com bandeira vermelha.

Nova partida e mais uma vez Verstappen saltou à frente, seguido por Norris e por Fernando Alonso (Aston Martin). Sergio Perez (Red Bull) tentava avançar e passou a atacar as duas Mercedes. Superou George Russell e em seguida Lewis Hamilton. O heptacampeão ainda conseguiu retomar a posição com um undercut em seu primeiro pitstop, mas a falta de velocidade em reta dos carros com a estrela impediu qualquer defesa. Russell abandonaria na volta 59, por problemas no motor.

Milésimos

A briga pelo último degrau do pódio foi a atração nas voltas finais. Depois de se manter próximo de Alonso, Perez partiu para o ataque e conseguiu deixar o espanhol para trás na penúltima volta, mas levou o troco com uma ultrapassagem por fora do bicampeão na Curva do Lago, nos últimos 4.309. Na bandeirada, os dois ficaram separados por 53 milésimos de segundo.

Bom quinto lugar de Lance Stroll (Aston Martin), seguido por um discreto Carlos Sainz (Ferrari); por Pierre Gasly (Alpine), Hamilton, Yuki Tsunoda (AlphaTauri) e Esteban Ocon (Alpine) fechando a zona de pontuação.

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