Indy 500 abre treinos nesta terça com 34 carros. Um ficará fora do grid

A terça-feira (14) marca a bandeira verde para a programação oficial da 108ª edição das 500 Milhas de Indianápolis. A lista de inscritos para o “Greatest Spectacle in Racing” de 2024 foi fechada com 34 carros. Com 33 vagas disponíveis no grid, como reza a tradição, um deles será eliminado no domingo, quando termina a qualificação.

Se Tony Kanaan seria um nome interessante para o comando do Dallara Chevrolet #6 da Arrow McLaren, o baiano preferiu trabalhar nos bastidores, após se despedir da Fórmula Indy na edição 2023. O carro que deveria ter ao volante David Malukas será pilotado por Callum Ilott, que substituiu o norte-americano no GP de Saint Petersburg. Malukas teve o contrato rescindido pela McLaren devido às complicações na recuperação de uma lesão sofrida em uma queda de bicicleta.

Larson

O carro extra do time liderado por Zak Brown ficará com um nome que já chega ao Indianapolis Motor Speedway como atração, mesmo no ano de estreia. Kyle Larson é mais um a tentar a façanha das “1100 milhas” em um mesmo dia (as 500 da Indy e as 600 de Charlotte, pela Nascar). No #17, ele mostrou nos treinos coletivos do mês passado que é capaz de andar em médias competitivas e de forma confortável no tráfego. Fechou o único dia de trabalho superado apenas por Josef Newgarden (Dallara Chevrolet #3 / Penske), que tentará a segunda vitória consecutiva.

Além de Larson, outros seis pilotos buscam largar pela primeira vez nas 500 Milhas: Marcus Armstrong (Dallara Honda #11 / Ganassi); Kyffin Simpson (Dallara Honda #4 / Ganassi), Linus Lundqvist (Dallara Honda #8 / Ganassi), Nolan Siegel (Dallara Honda #18 / Dale Coyne), Tom Blomqvist (Dallara Honda #66 / Meyer Shank) e Christian Rasmussen (Dallara Chevrolet #33 / Ed Carpenter Racing).

Brasileiros

Pietro Fittipaldi (Dallara Honda #30 / Rahal Letterman Lanigan) retorna às 500 Milhas após a experiência positiva de 2021. “Nos treinos, nosso ritmo no ar limpo era muito bom, o problema era com o ar sujo, andando no tráfego. Vamos trabalhar isso no acerto”, promete. Ele ganha para a prova um companheiro de peso: bicampeão, Takuma Sato está no Dallara Honda #75 do time de Bobby Rahal.

Hélio Castroneves chega a Indianápolis para comandar o Dallara Honda #06 da Meyer Shank em busca da quinta vitória, que o transformaria no recordista isolado. Discreto nos treinos coletivos de abril, o agora sócio da equipe aposta em toda a sua experiência e nos reforços técnicos do time de Ohio para alcançar a impressionante marca.

A programação de treinos começa às 11h (de Brasília). No sábado, a primeira fase da qualificação está marcada para as 13h. Os 12 mais rápidos voltam à pista no domingo (pole day), em duas fases. No mesmo dia acontece a definição das posições da última fila e de quem fica de fora da prova do dia 26.

Siga o Racemotor no:

Threads

Instagram

Facebook

Twitter

Você também pode gostar
Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Clique em Aceitar se concordar. AceitarLeia mais